Publication
Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos
dc.contributor.author | Grilo, Ana Monteiro | |
dc.contributor.author | Santos-Rita, Joana | |
dc.contributor.author | Santos, Margarida Custódio dos | |
dc.contributor.author | Gomes, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2013-11-06T15:06:36Z | |
dc.date.available | 2013-11-06T15:06:36Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | A centração no paciente pode ser definida como “o cuidado que é congruente e responsivo às necessidades, desejos e preferências dos pacientes”. A centração no paciente tem vindo a ser, consistentemente, associada à satisfação do paciente, ao aumento da adesão ao tratamento, ao mais rápido restabelecimento do doente, a menor perturbação emocional e à diminuição dos erros médicos. Por esta razão, é hoje considerada uma competência fundamental a desenvolver na formação de futuros profissionais de saúde. O objectivo deste estudo é avaliar as atitudes de centração no paciente em estudantes de medicina e enfermagem portugueses (integrados em anos académicos préclínicos e clínicos). Participaram 369 estudantes de uma faculdade de medicina de Lisboa e 524 estudantes de enfermagem de uma escola superior de enfermagem também de Lisboa, que preencheram a Patient‐Practitioner Orientation Scale (PPOS). Na última década, a PPOS tem vindo a ser utilizada internacionalmente em diversas investigações relativas à educação médica o que constitui um bom indicador da sua aplicabilidade. Estes estudos têm permitido reflectir sobre as metodologias de ensino que centrem o estudante de saúde no objecto central da sua acção: o paciente. Nesta comunicação são comparados os resultados dos anos pré‐clínicos e clínicos dos estudantes de medicina e enfermagem e discutidas as necessidades de re‐orientações educativas que promovam a centração do paciente, particularmente nos curricula das escolas de medicina. | por |
dc.identifier.citation | Grilo A, Rita J, Santos M, Gomes A. Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos. In 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA (Lisboa), 21-23 de junho de 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2875 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA | por |
dc.relation.publisherversion | http://eventos.ispa.pt/xiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2012/06/Resumos-22-Junho-2012.pdf | por |
dc.subject | Psicologia da saúde | por |
dc.subject | Adesão à terapêutica | por |
dc.title | Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Centração no paciente em estudantes portugueses de medicina e de enfermagem.pdf
- Size:
- 949.39 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: