Repository logo
 
Publication

Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos

dc.contributor.authorGrilo, Ana Monteiro
dc.contributor.authorSantos-Rita, Joana
dc.contributor.authorSantos, Margarida Custódio dos
dc.contributor.authorGomes, Ana Isabel
dc.date.accessioned2013-11-06T15:06:36Z
dc.date.available2013-11-06T15:06:36Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractA centração no paciente pode ser definida como “o cuidado que é congruente e responsivo às necessidades, desejos e preferências dos pacientes”. A centração no paciente tem vindo a ser, consistentemente, associada à satisfação do paciente, ao aumento da adesão ao tratamento, ao mais rápido restabelecimento do doente, a menor perturbação emocional e à diminuição dos erros médicos. Por esta razão, é hoje considerada uma competência fundamental a desenvolver na formação de futuros profissionais de saúde. O objectivo deste estudo é avaliar as atitudes de centração no paciente em estudantes de medicina e enfermagem portugueses (integrados em anos académicos préclínicos e clínicos). Participaram 369 estudantes de uma faculdade de medicina de Lisboa e 524 estudantes de enfermagem de uma escola superior de enfermagem também de Lisboa, que preencheram a Patient‐Practitioner Orientation Scale (PPOS). Na última década, a PPOS tem vindo a ser utilizada internacionalmente em diversas investigações relativas à educação médica o que constitui um bom indicador da sua aplicabilidade. Estes estudos têm permitido reflectir sobre as metodologias de ensino que centrem o estudante de saúde no objecto central da sua acção: o paciente. Nesta comunicação são comparados os resultados dos anos pré‐clínicos e clínicos dos estudantes de medicina e enfermagem e discutidas as necessidades de re‐orientações educativas que promovam a centração do paciente, particularmente nos curricula das escolas de medicina.por
dc.identifier.citationGrilo A, Rita J, Santos M, Gomes A. Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos. In 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA (Lisboa), 21-23 de junho de 2012.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2875
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPApor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ispa.pt/xiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2012/06/Resumos-22-Junho-2012.pdfpor
dc.subjectPsicologia da saúdepor
dc.subjectAdesão à terapêuticapor
dc.titleCentração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Centração no paciente em estudantes portugueses de medicina e de enfermagem.pdf
Size:
949.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: