Repository logo
 
Publication

As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts

dc.contributor.advisorRaposo, Ana Luísa Canelas Rasquilhopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Joana Friaspt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Francisco Eduardo Duarte
dc.date.accessioned2020-03-31T14:09:02Z
dc.date.available2020-03-31T14:09:02Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação procura entender o papel das Relações Públicas na comunicação da identidade de uma marca hoteleira de luxo. Para este efeito, o conceito de identidade corporativa é apresentado, bem como o papel estratégico das Relações Públicas nas organizações, nomeadamente nas atividades da profissão que se debruçam justamente sobre a gestão de identidade e o impacto desta no desenho de uma estratégia de comunicação. Assim sendo, os domínios referentes às áreas da comunicação estratégica, identidade corporativa, imagem corporativa e reputação corporativa serão abordados no presente trabalho. Sendo a hotelaria de luxo um mercado em constante crescimento, integrado num dos principais setores da economia mundial, a sobrevivência de marcas e unidades hoteleiras está dependente da perceção que os seus stakeholders têm dos vários elementos que formam a sua identidade. Assim, cabe às Relações Públicas gerirem estrategicamente as relações entre as organizações e os seus stakeholders, nomeadamente na expressão de uma identidade da mesma diante destes. Neste sentido, no presente trabalho de investigação é apresentado um estudo de caso da Tivoli Hotels & Resorts, uma marca hoteleira portuguesa de luxo com 86 anos. Assim, será possível analisar a sua estratégia de comunicação para a transmissão dos elementos identitários que constituem a marca, junto dos seus públicos. A metodologia tem um caráter qualitativo, pelo que se realizaram entrevistas semiestruturadas de caráter exploratório a profissionais do gabinete de comunicação da Tivoli, bem como uma pesquisa documental, com base em materiais providenciados pela marca.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This research aims to understand the role of Public Relations in the way a luxury hotel brand identity is communicated. For this purpose, the corporate identity concept will be presented, as well as the strategic role of Public Relations in organizations, especially in professional activities that focus precisely on identity management and its impact on the design of a communication strategy. Therefore, the domains related to the areas of strategic communication, corporate identity, corporate image and corporate reputation will be addressed in the present investigation. As luxury hospitality is considered to be a growing market, integrated in one of the main sectors of the world economy, the survival of brands and hotels depends on the perception that their stakeholders have of the various elements that form their identity. Thus, it is up to Public Relations to strategically manage the relations between organizations and their stakeholders, namely in the expression of an identity among them. In this sense, this investigation presents a case study of Tivoli Hotels & Resorts, an 86-year Portuguese luxury hotel brand. Thus, it will be possible to analyse its communication strategy for the transmission of the identity elements that constitute the brand, with its publics. The methodology has a qualitative character, so semi-structured exploratory interviews were conducted with professionals from the Tivoli communication office, as well as a documentary research, based on materials provided by the brand.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, F.E.D. (2019). As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo : O caso Tivoli Hotels & Resorts. (Dissertação de mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas não publicada, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11378 [Acedido em março 31, 2020].pt_PT
dc.identifier.tid202327035pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11378
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectIdentidade corporativapt_PT
dc.subjectReputação corporativapt_PT
dc.subjectImagem corporativapt_PT
dc.subjectHotelaria de luxopt_PT
dc.subjectEstratégias de relações públicaspt_PT
dc.subjectTivoli Hotels & Resortspt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectCorporate identityen
dc.subjectCorporate reputationen
dc.subjectLuxury hospitalityen
dc.subjectStrategic public relationsen
dc.titleAs relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resortspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleAs relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resortspt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
metadados Tese de Dissertação - RP-1.pdf
Size:
393.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: