Repository logo
 
Publication

“Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de Infância

dc.contributor.authorMatos, Andreia Filipa Garizo
dc.contributor.authorLino, Dalila
dc.date.accessioned2020-07-06T11:07:20Z
dc.date.available2020-07-06T11:07:20Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo desenvolveu-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através de um olhar crítico e reflexivo, baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a problemática mais significativa ao longo da intervenção: As Questões de Género no Jardim de Infância. A temática do estudo emergiu de uma necessidade identificada no grupo de crianças, sendo visíveis vários estereótipos relacionados com o ser menino e o ser menina, porque, desde cedo, as crianças rotulam diversas atividades com base no género. No decorrer desta reflexão, explicita-se a importância deste tema na Educação de Infância e o papel das famílias e do/a educador/a nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo surgem também as vozes das crianças sobre o que consideravam ser de e para menino e o ser de e para menina no decorrer de brincadeiras ou atividades desenvolvidas. Os objetivos deste estudo passaram por desconstruir a ideia de que existem atividades/objetos/tarefas só para um género; refletir sobre a influência dos educadores de infância e das famílias a este propósito, bem como promover a igualdade de género através de atividades inclusivas dos dois géneros. A Inventigação-Ação foi a metodologia utilizada ao longo da intervenção educacional. Recorrendo a diversos instrumentos (questionários, observação direta, entrevistas e notas de campo), procurou-se reunir um conjunto de dados que evidenciavam diversos estereótipos sobre o ser menino e o ser menina. Os resultados obtidos demonstraram duas realidades distintas: se, por um lado, no final da intervenção, as crianças já adotavam algumas expressões inclusivas dos dois géneros, por outro, ainda era possível observar expressões estereotipadas, cujas influências podem vir dos educadores, famílías e da própria sociedade que distinguem meninos e meninas desde a nascença.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMatos, A., Lino, D. (2017) “Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de Infância in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (73-85) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectIgualdadept_PT
dc.title“Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de Infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage85pt_PT
oaire.citation.startPage73pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameLino
person.givenNameDalila
person.identifier.ciencia-idE514-D8FA-57C2
person.identifier.orcid0000-0001-7655-6679
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Vou dar-te um brinquedo de menino3oeme_atas.pdf
Size:
174.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections