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Escolas especializadas de música da rede pública e da rede particular e cooperativa em Portugal: panorama atual

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorAlmeida e Silva, Helena
dc.contributor.authorVieira, Maria Helena
dc.date.accessioned2025-12-02T11:56:33Z
dc.date.available2025-12-02T11:56:33Z
dc.date.issued2025-01-09
dc.description.abstractEm 189 anos, desde a criação do Conservatório Nacional (1835), o número de escolas de música do ensino artístico especializado (EAE) público foi aumentando muito lentamente, até 12 escolas em 2024. A Academia dos Amadores de Música (1884) foi o primeiro grande marco do ensino musical privado em Portugal, tendo a rede particular e cooperativa evoluído paralelamente à pública, até ser hoje cerca de doze vezes maior. Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI a oferta de EAE de música foi-se tornando mais complexa com o aparecimento: do regime de frequência articulado (1983); das escolas profissionais de música (1989); de cursos profissionais em escolas do EAE (2000); e de cursos especializados e cursos profissionais autónomos nos Agrupamentos de Escolas (a partir de 2010). Atualmente mantém-se um grande desequilíbrio na oferta de EAE de música (23 escolas com oferta pública diversificada e 140 escolas com ofertas privadas) apesar do crescimento de protocolos do ensino articulado com escolas especializadas públicas e privadas e do aumento de cursos do EAE nas escolas do ensino geral.por
dc.description.abstractABSTRACT: In 189 years, since the creation of the National Conservatory (1835), the number of public specialized music schools has increased very slowly, to 12 schools in 2024. The Academia dos Amadores de Música (1884) was the first major milestone in private music education in Portugal, and the private and cooperative network has evolved in parallel with the public one, until it is about twelve times larger today. In the last decades of the 20th century and the beginning of the 21st century, the offer of specialized music education became more complex with the appearance: of the articulated attendance system (1983); of professional music schools (1989); of professional courses in specialized music schools (2000); and of autonomous specialized and professional music courses in general School Groups (from 2010). Currently, there is still a great imbalance in the offer of specialized music education (23 schools with a diversified public offer and 140 schools with private offers) despite the growth of articulated teaching protocols (between specialized public and private schools and general schools) and the increase in specialized music courses in general education schools.en
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.
dc.identifier.citationAlmeida e Silva, H., & Vieira, M. H. (2025). Escolas especializadas de música da rede pública e da rede particular e cooperativa em Portugal: Panorama atual. Revista Portuguesa de Educação Musical, 150. https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.39
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.39
dc.identifier.issn2976-0178
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22295
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação Portuguesa de Educação Musical [APEM]
dc.relation.hasversionhttps://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/39/20
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEspecializado de Música (EAE)por
dc.subjectEscolas Públicas de Músicapor
dc.subjectEscolas Particulares e Cooperativas de Músicapor
dc.subjectEscolas Profissionais de Músicapor
dc.subjectRegimes de frequência dos alunospor
dc.subjectSpecialized Music Educationen
dc.subjectPublic Music Schoolsen
dc.subjectPrivate Music Schoolsen
dc.subjectProfessional Music Schoolsen
dc.subjectStudent Attendance Regimesen
dc.titleEscolas especializadas de música da rede pública e da rede particular e cooperativa em Portugal: panorama atualpor
dc.title.alternativeSpecialized music schools of the public network and the private network in Portugal: current panoramaeng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue150
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Musical
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAlmeida e Silva
person.familyNameVieira
person.givenNameHelena
person.givenNameMaria Helena
person.identifier.orcid0000-0002-1834-7905
person.identifier.orcid0000-0003-1346-1925
relation.isAuthorOfPublication46b03d71-d48b-4d21-8baf-6e94af0502b9
relation.isAuthorOfPublication55a4744b-44c1-42b5-a533-40868a04f63f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery46b03d71-d48b-4d21-8baf-6e94af0502b9

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