Repository logo
 
Publication

A imagética como estratégia no ensino da harpa

dc.contributor.advisorCastanhito, Ana
dc.contributor.advisorRosa, João
dc.contributor.authorMatos, Salomé de Oliveira Pais
dc.date.accessioned2018-03-06T10:25:44Z
dc.date.available2018-03-06T10:25:44Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em ensino da músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio foi realizado na Academia Musical dos Amigos das Crianças e integrado no Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa e reporta o trabalho desenvolvido com três alunos com níveis, cursos e características diferentes. Desenvolveu-se o planeamento, sua aplicação e adequação com um aluno no 4º ano de Iniciação (A), um aluno de 2º grau, em regime articulado (B), e um aluno de nível equivalente ao 6º grau, em curso livre, tendo concluído o 5º grau em regime articulado (C). O aluno A teve o repertório adequado às suas necessidades, enquanto a aluna B desenvolveu rotina de estudo, alcançada pela articulação, comunicação e trabalho conjunto com a família e, também, pelo recurso a registo áudio semanal da prestação. Melhorou o empenho, no desenvolvimento de competências psicológicas, a relação com o professor, a confiança no processo ensino-aprendizagem, aumentou os níveis de auto-estima e de expressividade. A aluna C através do repertório desenvolvido, conseguiu aperfeiçoar a técnica, melhorar a continuidade e velocidade de execução e desenvolveu a capacidade interpretativa e sentido de unidade de obra e fraseado. A elaboração do presente documento permitiu a reflexão sobre a leccionação, qual o papel e importância do professor, do aluno e da família no processo de ensino-aprendizagem de que forma as dinâmicas e acções entre os três intervenientes podem promover o sucesso académico e bem-estar do discente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa e elaborada acerca da utilização da imagética como estratégia no ensino da Harpa. Realizou-se um estudo exploratório que visou analisar o contributo da aplicação de um plano de exercícios, com recurso à imagética, nas aprendizagens de um aluno de 1º grau de Harpa, com acesso limitado à prática instrumental. Definiram-se três fases, correspondentes aos períodos lectivos. Na primeira fase desenvolveu-se o repertório através dos métodos convencionais do ensino da Harpa e analisaram-se as respectivas aprendizagens do aluno, contextualizando assim o momento de início de aplicação dos exercícios com recurso à imagética. Durante a aplicação do plano de exercícios foi observado e posteriormente analisado o seu contributo na progressão de aprendizagens do aluno. No final da segunda fase houve uma reestruturação da aplicação do plano a nível temporal, apresentando-se, após a terceira fase, na análise e discussão global de resultados, uma proposta reformulada, visando a sua utilização em futuras investigações e de acordo com os resultados obtidos. Os resultados sugerem a existência de um impacto positivo da utilização da imagética como estratégia no ensino da Harpa, com reflexo na aprendizagem e desempenho do aluno, e na memorização, controlo de execução e interpretação do repertório abordado. Contudo, a conclusão é exploratória, apresentando-se como uma oportunidade enquanto ponto de partida para novas investigações e no desenvolvimento de teorias.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Pedagogical Practice) - The present document was held at Academia Musical dos Amigos das Crianças and integrated in the Masters in Music Teaching, from Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa and reports the work developed with three students with different levels, courses and characteristics. The planning, its application and adaptation was developed with a student in the 4th year of Initiation (A), a 2nd grade student, in an articulated regime, (B) and a student of equivalent level to the 6th grade, in free course, who completed the 5th grade in an articulated regime (C). Student A had the repertoire adequated to the needs of the student. Student B thought a routine of study, the communication and joint work with the family and the use of a weekly audio recording of the performance at home allowed to establish a practice habituation. Student C through the repertoire developed to achieve technical improvement, managed to improve the speed of execution and continuity and developed his interpretive capacity and sense of unity of work and phrasing. The preparation of this document allowed the reflection on the teaching, the role and importance of the teacher, the student and the family in the teaching-learning process in Music and how the dynamics and actions between the three participants could promote student’s academic success and well-being.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Investigation) - The present research was integrated in the Masters in Music Teaching, from Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa and about the use of imagery as a strategy in harp teaching was the object of the study. An exploratory study analysed the contribution of the implementation of an exercise plan using imagery in the learning of a first grade harp student, with limited access to instrumental practice. Three phases were defined corresponding to each academic period. In the first phase the repertoire was developed through the conventional methods of harp teaching and analysed the student’s respective learning, thus contextualising the beginning of the exercise plan implementation. The contribution from the implementation of the exercise plan was registered and, later, analysed. At the end of the second phase there was a restructuring of the plan at the temporal level. After the third phase a reformulated proposal was presented in the analysis and global discussion of the results, with a view to its use in future investigations. The results suggest the existence of a positive impact on the use of imagery as a strategy in harp teaching, with reflection on student learning and performance, as well as on memorisation, execution control and interpretation of the repertoire. However, the conclusion is exploratory, presenting a starting point for further research and theory development.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201870134
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8202
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectImagética e ensinopt_PT
dc.subjectEnsino da harpapt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectImagery and teachingpt_PT
dc.subjectHarp teachingpt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.titleA imagética como estratégia no ensino da harpapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA imagética como estratégia no ensino da harpapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Versão Fevereiro Revisão Relatório de Estágio e Dissertação Salomé Pais Matos Final.pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: