Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O desenvolvimento da criatividade e da expressividade com recurso a jogos teatrais com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino artístico especializado do Centro de Dança do Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tatiana Barbosa.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, no ano letivo 2021/2022. O estágio foi implementado na Escola Cooperante Centro de Dança do Porto, enquadrado nas disciplinas de Expressão Criativa e de Práticas Complementares de Dança, inseridas no 1º, 2º e 3º anos do Curso Básico de Ensino Artístico Especializado de Dança. Procurou-se, com o trabalho desenvolvido com alunos, desenvolver as suas competências de Criatividade e Expressividade, por meio da exploração das qualidades do seu movimento, com recurso aos Jogos Teatrais. Para tal, aliou-se os reconhecidos benefícios e estímulos de áreas como a Dança Criativa e a Expressão Dramática, aos conteúdos de movimento de Laban, promovendo assim a capacidade expressiva e de resposta criativa, individualmente e em grupo. Adotou-se a investigação-ação, atendendo à sua versatilidade e características adequadas ao contexto educativo do estágio, contando com o suporte dos instrumentos de recolha de dados: Diário de Bordo, Grelha de Observação, Registo Vídeo/Fotográfico e Focus Group. A elevada adesão dos alunos, às propostas de jogos teatrais e exercícios apresentadas pela estagiária, conduziu a uma dinâmica adjuvante, para o alcance dos objetivos delineados. Foram criadas as condições para que os alunos adquirissem confiança na exploração das qualidades do seu movimento, e de novas possibilidades de movimento. Os Jogos Teatrais, e os diferentes estímulos a eles associados, permitiram potenciar a resposta criativa e capacidade expressiva dos alunos, na medida em que se revelaram uma ferramenta poderosa para a exploração dos movimentos e suas possibilidades. Os resultados obtidos, que foram aferidos com recurso à reflexão dos próprios alunos, no focus group, demonstram claramente o potencial da Dança Criativa e da Expressão Dramática na formação dos alunos envolvidos neste estágio, enquanto intérpretes, artistas e seres humanos. O trabalho desenvolvido valoriza e fortalece o papel da dança no contexto educativo.
ABSTRACT - This Final Internship Report was prepared within the scope of the Master Course in Dance Teaching by Escola Superior de Dança, in the academic year 2021/2022. The internship was implemented at Cooperative School Centro de Dança do Porto, within the disciplines of Creative Expression and Complementary Dance Practices, included in the 1st, 2nd and 3rd years of the Basic Course of Specialized Artistic Dance Teaching. With the work developed with students, we sought to develop their Creativity and Expressiveness skills, through the exploration of the qualities of their movement, using theatrical games. To this end, the recognized benefits and stimuli of areas such as Creative Dance and Dramatic Expression were combined with Laban's movement content, thus promoting expressive capacity and creative response, individually and in groups. Action-research was adopted, given its versatility and characteristics appropriate to the educational context of the internship, with the support of data collection instruments: Logbook, Observation Grid, Video/Photographic Record and Focus Group. The students' high adherence to the proposals for theatrical games and exercises presented by the intern led to an adjuvant dynamic to reach the outlined objectives. Conditions were created for students to gain confidence in exploring the qualities of their movement, and new possibilities of movement. The Theatrical Games and the different stimuli associated with them allowed to enhance student’s creative response and expressive capacity, as they proved to be a powerful tool for exploring movements and their possibilities. The results obtained, which were measured using the reflection of students themselves, in the focus group, clearly demonstrate the potential of Creative Dance and Dramatic Expression in the training of students involved in this internship, as performers, artists and human beings. The work developed values and strengthens the dance role in the educational context.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Dança criativa Jogos teatrais Expressividade Criatividade Laban Creative dance Theatrical games Expressiveness Creativity Laban

Citation

Barbosa, T. (2022). O desenvolvimento da criatividade e da expressividade com recurso a jogos teatrais com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino artístico especializado do Centro de Dança do Porto (Tese de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/15213

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança