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Projeto de dispositivos de segurança em veículos ferroviários

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Abstract(s)

A segurança na circulação ferroviária reveste-se de uma importância indiscutível, sabendo que realizar ensaios experimentais na área ferroviária é notoriamente dispendioso. Nesse âmbito, a Engenharia Mecânica desempenha um papel preponderante, recorrendo à criação de modelos numéricos através das técnicas de elementos finitos e de dinâmica multicorpo, com o objetivo de estudar colisões entre veículos ferroviários e assim desenvolver sistemas de segurança cada vez mais eficazes.Na presente dissertação modelos numéricos foram desenvolvidos, com base na metodologia de dinâmica multicorpo, no software WorkingModel2D (WM2D) de modo a recriar uma colisão entre um vagão com uma velocidade inicial de 52 km/h contra um conjunto de dois vagões, inicialmente em repouso. Com o objetivo de validar os resultados obtidos pelos modelos desenvolvidos neste trabalho procedeu-se à respetiva comparação dos mesmos com os resultados obtidos num modelo de referência [1], que apresenta igualmente um modelo de dinâmica multicorpo que recria exatamente o mesmo caso de estudo, mas através de um programa criado exclusivamente para esse objetivo/caso de estudo. Vale destacar que os modelos de referência foram validados por meio da realização de um ensaio experimental à escala real, proporcionando assim uma base sólida para a análise e avaliação dos modelos desenvolvidos neste trabalho. Com este trabalho comprovou-se que é possível alcançar resultados bastante próximos aos apresentados nos modelos de referência [1] usando os modelos desenvolvidos no WorkingModel2D.
The safety of railway operations holds undeniable importance, especially considering the significant expenses involved in conducting experimental tests. In this context, Mechanical Engineering plays a crucial role by utilizing the creation of numerical models through finite element techniques and multibody dynamics to study collisions between railway vehicles and thus develop increasingly effective safety systems. In this dissertation, numerical models were developed based on the multibody dynamics methodology using the WorkingModel2D software to recreate a collision between a wagon with an initial speed of 52 km/h and a set of two wagons initially at rest. To validate the results obtained by the models developed in this work, a comparison was made with the results obtained by Milho et al. [1], who also presented a multibody dynamics model that recreates the exact same case study but developed in a program with the sole purpose of achieving this goal/case study. It is worth noting that the models [1] were validated through the execution of a full-scale experimental test, thus providing a solid foundation for the analysis and evaluation of the models developed in this work. This work has proven that it is possible to achieve results very close to those presented in the reference models [1] using the models developed in WorkingModel2D.

Description

Trabalho de projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica

Keywords

Workingmodel2D Dinâmica multicorpo Colisão ferroviária Buffer Coupler Workingmodel2D Multibody dynamics Railway collision Buffer

Citation

Bronze, David Nelson Cardoso- Projeto de dispositivos de segurança em veículos ferroviários. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado

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