Repository logo
 
Publication

O (re)conhecimento da estrutura passiva por alunos do Ensino Superior

dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.date.accessioned2021-01-28T11:47:16Z
dc.date.available2021-01-28T11:47:16Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractTendo em conta as recentes propostas de tipologia das construções passivas como eventivas (ser), resultativas (ficar) e estativas (estar) (Embick 2004; Duarte e Oliveira 2010; Duarte 2013), o objetivo deste estudo é avaliar, através de um estudo experimental, se os alunos do Ensino Superior conseguem distinguir os três tipos de passiva e as suas diferentes especificidades e se são sensíveis às propriedades dos verbos passivizáveis (transitivos diretos). O estudo experimental desenvolvido visa testar a compreensão dos três tipos de estruturas passivas, através de uma tarefa de juízo de gramaticalidade. No estudo, participaram 47 alunos do 1º ano de licenciatura, tendo sido testados 60 pares de frases (com 20 verbos distintos), que contrastavam passivas eventivas e estativas, eventivas e resultativas, e resultativas e estativas, e ainda 5 pares de frases fillers (distratores). Os resultados apurados mostram não haver dificuldades no reconhecimento das estruturas em análise. No estudo experimental, foram introduzidos alguns itens de teste que funcionaram como fillers, mas que serviram para testar a capacidade para distinguir os verbos que podem surgir em orações passivas eventivas em português europeu dos que não podem ocupar esse lugar. Os resultados mostram que os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer as características dos verbos passivizáveis, o que corrobora os resultados apurados por Estrela (2012), que dão conta da produção de passivas com verbos que não são transitivos em textos de alunos do Ensino Superior. A análise de resultados individuais permite vislumbrar também essa dificuldade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Given the recently proposed typology of passive constructions as eventives (ser), resultative (ficar) and stative (estar) (Embick 2004, Duarte and Oliveira 2010; Duarte 2013), the aim of this study is to evaluate, through an experimental study, if students of Higher Education can distinguish these three types of passive and their different specificities and if they are sensitive to the properties of verbs that can occur in the passive construction. The experimental study was designed as a grammaticality judgment task. The study involved 47 students in the 1st year of degree. Sixty pairs of sentences (with 20 verbs), which contrasted eventive and stative passives, eventive and resultative, and resultative and stative, plus 5 pairs of sentences fillers. The results show that there is no difficulty in recognizing the structures under consideration. In the experimental study, we have introduced some test items that functioned as fillers, but which served to test the ability to distinguish verbs that can occur in passive sentences in European Portuguese and those that cannot. The results show that the students had some difficulty in recognizing the characteristics of verbs that can occur in this construction, which corroborates the results obtained by Estrela (2012), that account for the production of passive with transitive verbs by students in Higher Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEstrela, A. (2014). O (re)conhecimento da estrutura passiva por alunos do Ensino Superior. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 536-546). Lisboa: CIEDpt_PT
dc.identifier.isbn972-989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12721
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstrutura passivapt_PT
dc.subjectTransitividadept_PT
dc.subjectPassive structurept_PT
dc.subjectTransitivitypt_PT
dc.titleO (re)conhecimento da estrutura passiva por alunos do Ensino Superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage546pt_PT
oaire.citation.startPage536pt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospt_PT
person.familyNamePimentel Estrela
person.givenNameAntónia
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
540_O reconhecimento da estrutura passiva por alunos do Ensino Superioratas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdf
Size:
451.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections