Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Que papel para as Ciências da Natureza em Educação Ambiental? Discussão de ideias a partir de resultados de uma investigação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART3_Vol6_N3.pdf109.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A excessiva identificação da Educação Ambiental com as Ciências da Natureza, ou com a Ecologia em particular, tem sido amplamente criticada, dada a natureza interdisciplinar da referida área educativa. Simultaneamente, os professores de Ciências são, em Portugal, dos que mais se envolvem em projectos de natureza ambiental. Este artigo discute razões que podem justificar alguma centralidade (mas não exclusividade) das disciplinas de Ciências em Educação Ambiental, apoiando-se nos resultados de uma investigação que envolveu 60 docentes que leccionam desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
Abstract: The excess of identification between Science, or Ecology in particular, and Environmental Education has been criticized due to the interdisciplinary dimension of the mentioned education area. At the same time, in Portugal, science teachers are the main responsible for the majority of environmental projects. This article deals with the reasons that can justify the centrality, but not exclusivity, of Science in Environmental Education with the help of the ideas that came to light in a research project involving 60 teachers of all school levels.

Description

Keywords

Ciências da natureza Ecologia Educação ambiental Science Ecology Environmental education

Citation

Almeida, A. (2007) Que papel para as Ciências da Natureza em Educação Ambiental? Discussão de ideias a partir de resultados de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 6(3), 522-537

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections