Repository logo
 
Publication

A luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2011-12-09T10:57:36Z
dc.date.available2011-12-09T10:57:36Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste ensaio reflecte sobre os factores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes a estas três categorias. Na sociedade contemporânea as imagens da Publicidade são um reflexo dos desejos de consumo e a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, que importa ser analisada. Eis porque nos propomos interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis factores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.por
dc.identifier.citationPina, H.F. (2010). A luz do desejo: A fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística. Comunicação Pública, 4(7/8), 133-167. https://doi.org/10.4000/cp.7712pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cp.7712pt_PT
dc.identifier.issn1646-1479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/836
dc.language.isoporpor
dc.publisherCPIESCSpor
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/411pt_PT
dc.subjectFotografia publicitáriapor
dc.subjectFotografia artísticapor
dc.subjectFotografia jornalísticapor
dc.titleA luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalísticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage167por
oaire.citation.issuevol.4, nº 7/8por
oaire.citation.startPage133por
oaire.citation.titleComunicação Pública: revista multidisciplinar de comunicaçãopor
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo A LUZ DO DESEJO - Rev Com Pub8-1.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections