Publication
Mockumentary: a arte da realidade ficcionada
| dc.contributor.advisor | Lopes, Pedro Miguel Ferreira | pt_PT |
| dc.contributor.author | Gama, JoĆ£o LuĆs GonƧalves BaiĆ£o | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-31T14:21:37Z | |
| dc.date.available | 2019-01-31T14:21:37Z | |
| dc.date.issued | 2018-12-18 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Tal como os restantes meios de difusĆ£o de informação e comunicação, o cinema ā sendo um objeto de mĆ©dia - tem sido alvo de uma evolução, de uma mutação constante que tem servido como matĆ©ria de anĆ”lise aos mais variados autores e investigadores, como Jane Roscoe e Craig Hight (2001), Bill Nichols (2001), Alisa Lebow (2016), FĆ”tima Chinita (2013) ou mesmo Alexandra Juhasz e Jesse Lerner (2006), por exemplo. Nesse sentido, a pertinĆŖncia do seu estudo e consequente discussĆ£o permanece atual, sobretudo numa Ć©poca onde a vasta produção de conteĆŗdos audiovisuais se tornou uma realidade. Desse modo, a realização desta dissertação vai ao encontro de uma das suas formas evolutivas: o mockumentary. Um termo que ganhou notoriedade nas produƧƵes norte-americanas a partir da dĆ©cada de 80, precisamente atravĆ©s de This is Spinal Tap (1984), e que se mantĆ©m atual pelo facto desta fórmula de produção continuar a ser bastante utilizada em filmes e comĆ©dias televisivas que nos chegam do outro lado do AtlĆ¢ntico ā como The Office (US, 2005-2013), Parks and Recreation (2009-2015) ou mesmo Modern Family (2009-ā¦). Precisamente por nos encontrarmos num contexto onde esta vertente fĆlmica Ć© cada vez mais consumida, importa perceber a sua definição, conceito e caracterĆsticas envolventes, por isso, numa primeira instĆ¢ncia, esta investigação procura encontrar respostas a estas questƵes atravĆ©s de uma fundamentação teórica realizada a partir de um de um levantamento bibliogrĆ”fico extenso. Uma vez compreendida a dimensĆ£o desta problemĆ”tica na sua totalidade, torna-se indispensĆ”vel fazer uma anĆ”lise completa Ć obra de Rob Reiner, This is Spinal Tap (1984), considerado como um filme de culto e um dos principais responsĆ”veis pela popularização e solidificação da vertente humorĆstica inerente a este subgĆ©nero cinematogrĆ”fico. Reside neste aspeto o objetivo principal deste trabalho, por um lado, compreender realmente como se evidenciam as especificidades de um produto audiovisual desta natureza e por outro, perceber de que forma o humor presente em criaƧƵes audiovisuais desta natureza se apropria das particularidades documentais, resultando numa simbiose entre a realidade e a ficção. | pt_PT |
| dc.description.abstract | ABSTRACT: As with the several other ways of diffusing information and communication, cinema ā being a media object of study ā has been evolving from a continuous shifting that is now perceived as a subject of analysis to authors and investigators in the field like Jane Roscoe and Craig Hight (2001), Bill Nichols (2001), Alisa Lebow (2016), FĆ”tima Chinita (2013) or Alexandra Juhasz e Jesse Lerner (2006), for exemple. In this sense, the study and further discussion of cinema as a subject is crucial as it is always changing, creating another paradigms to comprehend in a time where there is an infinite audiovisual content creation. In todayās reality it becomes important to reflect upon the techniques and narratives, the concept that triggers the creation. This dissertation tries to find and explore the evolution paths of the mockumentary. A term that has gained popularity in American productions since the 80ās, mainly because of This is Spinal Tap (1984), that continues to be present in the actual narrative of content ā itās production formula is still used on movies and comedies, the sitcoms that appear from the other side of the Atlantic like: The Office (US, 2005-2013), Parks and Recreation (2009-2015) or Modern Family (2009-ā¦). Precisely because of the context of the cinematography atmosphere, where so much content is consumed at the speed of sound, it is crucial for us to get a clear vision and sight of what is ahead. It is important to understand its definition, the concept and characteristics. In the first phase of the analysis, this investigation searchās answers to questions using a theoretical foundation conducted as from an extensive bibliography evaluation. Once understood the dimension problematics in its totality, it is indispensable to make a complete analysis to Rob Reinerās full work, This is Spinal Tap (1984), seen as a cult movie and one of the main reasons to the consolidation of the humorous perspetive inherent to this cinematography sub genre. In this project there is a general and fundamental aspect to really understand the specificities of the audiovisual product and itās kind, as well as to get to know contexts were humor is present in audiovisual productions of its kind that appropriated the documentary particularities, resulting a symbiosis where reality meets fiction. | en |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Gama, J.L.G.B. (2018). Mockumentary: A arte da realidade ficcionada. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202120139 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9382 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Audiovisual | pt_PT |
| dc.subject | Produção audiovisual | pt_PT |
| dc.subject | Cinema | pt_PT |
| dc.subject | Humor | pt_PT |
| dc.subject | Realidade | pt_PT |
| dc.subject | Ficção | pt_PT |
| dc.subject | Mockumentary | en |
| dc.subject | Film editing | en |
| dc.subject | Film | en |
| dc.subject | Reality | en |
| dc.subject | Fiction | en |
| dc.subject | This is Spinal Tap | pt_PT |
| dc.title | Mockumentary: a arte da realidade ficcionada | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.title | Mockumentary: a arte da realidade ficcionada | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Audiovisual e MultimƩdia | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Mockumentary - A Arte da Realidade Ficcionada_JoãoGama_10276.pdf
- Size:
- 1.52 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
