Repository logo
 
Publication

O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.date.accessioned2013-03-18T11:41:31Z
dc.date.available2013-03-18T11:41:31Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas. - Abstract In this paper we present and discuss the results of 74 reflections made by mentors regarding the training workshops in which they took part. The results show that teachers mentors consider that the training contributed to their professional development and, through them, to the professional development of teachers who they supervised during the probation period. However teachers mentors refer considerably less to the contribution of training towards the organizational development of schools and foresee little impact at this level. Asfor the training process, they consider it useful and of quality, valuing mainly the documents worked on during sessions and the strategies used. - Resumen En este artículo se presentan los resultados del análisis realizado sobre 74 reflexiones hechas por los mentores sobre el taller de formación en el que participaron. Los resultados concluyen que los profesores mentores consideraron que la formación contribuyó para su desarrollo profesional, y a través de ello, para el desarrollo profesional de los profesores en periodo probatorio que supervisaban. Los profesores mentores se refieren poco a la contribución de la formación para el desarrollo organizacional de las escuelas y consideran que habrá escasa repercusión a ese nivel. En cuanto al proceso de formación, lo consideran útil y de calidad, valorando esencialmente los documentos elaborados en las sesiones y las estrategias utilizadas.por
dc.identifier.citationROLDAO, Maria do Céu e LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp. 481-502. ISSN 0104-4036.por
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2358
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n76/04.pdfpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectMentoriapor
dc.subjectPeríodo probatóriopor
dc.subjectTeachers’educationpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectMentorshippor
dc.subjectProbation periodpor
dc.subjectFormación docentepor
dc.subjectDesarrollo profesionalpor
dc.subjectMentoríapor
dc.subjectPeríodo probatoriopor
dc.titleO processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
person.familyNameLeite
person.givenNameTeresa
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores.pdf
Size:
171.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections