Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
171.69 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões
realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram.
Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que
a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles,
para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que
supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente
menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional
das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de
formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos
trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas. - Abstract
In this paper we present and discuss the results of 74 reflections made by
mentors regarding the training workshops in which they took part. The results
show that teachers mentors consider that the training contributed to their
professional development and, through them, to the professional development
of teachers who they supervised during the probation period. However teachers
mentors refer considerably less to the contribution of training towards the
organizational development of schools and foresee little impact at this level. Asfor the training process, they consider it useful and of quality, valuing mainly the
documents worked on during sessions and the strategies used. - Resumen
En este artículo se presentan los resultados del análisis realizado sobre
74 reflexiones hechas por los mentores sobre el taller de formación en el
que participaron. Los resultados concluyen que los profesores mentores
consideraron que la formación contribuyó para su desarrollo profesional, y
a través de ello, para el desarrollo profesional de los profesores en periodo
probatorio que supervisaban. Los profesores mentores se refieren poco a la
contribución de la formación para el desarrollo organizacional de las escuelas
y consideran que habrá escasa repercusión a ese nivel. En cuanto al proceso
de formación, lo consideran útil y de calidad, valorando esencialmente los
documentos elaborados en las sesiones y las estrategias utilizadas.
Description
Keywords
Formação de professores Desenvolvimento profissional Mentoria Período probatório Teachers’education Professional development Mentorship Probation period Formación docente Desarrollo profesional Mentoría Período probatorio
Citation
ROLDAO, Maria do Céu e LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp. 481-502. ISSN 0104-4036.