Repository logo
 
Publication

O port de bras do 2º acto de Lago dos Cisnes como potenciador de expressividade nas aulas de Técnica de Dança Clássica : 5º ano da Academia de Música de Vilar do Paraíso

dc.contributor.advisorNascimento, Vandapt_PT
dc.contributor.authorPinto, João Pedro da Silva Gonçalves
dc.date.accessioned2017-11-30T15:11:24Z
dc.date.available2017-11-30T15:11:24Z
dc.date.issued2016-11-16
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.pt_PT
dc.description.abstractPretende o presente estudo ser o relato fiel da prática de estágio, prevista nas Unidades Curriculares Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Academia de Música de Vilar do Paraíso [AMVP], com as alunas do 5º ano do Curso Básico de Dança. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de potenciar a expressividade nas aulas de Técnica de Dança Clássica [TDC], tendo o port de bras do 2º acto de Lago dos Cisnes como principal recurso didáctico. Objectivou-se primordialmente a valorização da expressividade enquanto competência essencial da formação em contexto artístico vocacional. A abordagem da simbologia estética e narrativa do referido port de bras, constituiu o âmago da concretização deste objectivo. Foram observados os princípios teóricos da metodologia de Investigação-Acção, pelo que as estratégias pedagógicas foram progressivamente adequadas ao longo da intervenção. A escolha dos itens avaliativos constantes dos instrumentos de recolha de dados (grelhas de observação, questionários, diários de bordo e registos de vídeo), priorizou elementos intrinsecamente ligados à expressividade: vontade expressiva, noção de foco, projecção de olhar e musicalidade. A análise reflexiva dos resultados, baseados nas informações compiladas durante e após a aplicação do plano de acção, permitiu inferir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa da vontade expressiva do público-alvo. Concluiu-se que o contacto com peças de repertório é uma mais-valia pedagógica no desenvolvimento expressivo do bailarino em formação. Concluiu-se igualmente que cabe ao professor assegurar que este contacto não se cinja à melhoria de aptidões técnicas, devendo proporcionar a criação de um ambiente performativo nas aulas de TDC.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The current study intends to be the accurate report of the internship praxis, foreseen in Internship I and II curricular units within the Master Degree in Dance Teaching (4th edition) course conceded by the Higher School of Dance of the Lisbon Polytechnic Institute. The study was implemented in Vilar do Paraíso Music Academy, with 5th grade girls, attending the Vocational Dance Course. The educational intervention was developed in order to boost expressiveness in Classical Dance Technique classes, having Swan lake’s act II port de bras has main teaching resource. It was primarily sought the enhancement of expressiveness as an essential skill in vocational artistic training. The aesthetic and narrative symbolical approach of the mentioned port de bras became the core of the goal’s achievement. The teaching strategies were progressively adjusted during the pedagogical intervention, according to the theoretical principles of the Action-Research methodology. The choice of evaluative items contained in the data collection tools (observation grids, questionnaires, logbooks and video recordings), prioritized elements intrinsically linked with expressiveness such as expressive will, focus, eye projection and musicality. After the reflective analysis of the results, based on information collected during and after the implementation of the action plan, it is possible to infer that the strategy has resulted in a significant improvement of the student’s expressive will. It was concluded that contact with repertoire pieces is an educational asset in the expressive development of the dancer-to-be. It was also concluded that is up to the teacher to ensure that the said contact does not confine itself to the improvement of technical skills and should, therefore, provide a performance like environment in Classical Dance Technique classes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201343096
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7635
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança clássicapt_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectPort de braspt_PT
dc.subjectLago dos Cisnespt_PT
dc.subjectClassical dance techniquept_PT
dc.subjectExpressivenesspt_PT
dc.subjectSwan Lakept_PT
dc.titleO port de bras do 2º acto de Lago dos Cisnes como potenciador de expressividade nas aulas de Técnica de Dança Clássica : 5º ano da Academia de Música de Vilar do Paraísopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF_MED-2016_JoaPin.pdf
Size:
4.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: