Repository logo
 
Publication

Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical

dc.contributor.advisorCardoso, Francisco
dc.contributor.authorCosta, Marta Ferreira
dc.date.accessioned2017-12-12T09:49:56Z
dc.date.available2017-12-12T09:49:56Z
dc.date.issued2012-06
dc.descriptionMestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractEste projeto de investigação teve como objetivo perceber qual o impacto que a utilização do instrumento na aula de Iniciação Musical teria no nível de motivação dos alunos. Por forma a estudar este fenómeno, foram comparadas as respostas de um grupo de alunos antes e depois de um período experimental de 10 aulas de Iniciação Musical, onde os alunos foram convidados a participar utilizando o seu instrumento. Os resultados indicam que houve um aumento significativo dos níveis de motivação dos alunos no final do período experimental. Esse aumento refletiu‐se sobretudo na qualidade do seu desempenho ao longo das atividades realizadas nas aulas, em níveis mais elevados de atenção, na predisposição em aprender, numa perspetiva mais positiva que passaram a ter da performance, e no tipo de trabalho que passaram a fazer em casa. O projeto teve a participação de um número reduzido de alunos, o que, apesar de ser adequado para um estudo de natureza exploratória como era o caso, não permite no entanto que os resultados obtidos sejam amplamente generalizados. Apesar disso, os resultados permitem que se reflita sobre as possíveis vantagens da inclusão do instrumento que os alunos estão a aprender nas aulas de Formação Musical/Iniciação Musical, sobretudo na forma como pode modificar a perspetiva que os alunos têm relativamente a estas disciplinas e no impacto que pode ter para o seu desenvolvimento musical a médio prazo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract - This research project aimed to learn about the motivational impact of asking students to play their own musical instrument on ear training classes at the Junior School. A comparative analysis of interviews ‐ conducted on students before and after the 10 week project – allowed to see changes, mainly in terms of: attitude towards learning in instrumental lessons, higher levels of attention in those lessons, positive feelings towards performance, and the kind of practice done at home. The research project had the participation of a small sample of students which, although adequate for an exploratory study, turned the findings impossible to be generalized. However, the findings obtained in this study allow teachers to reflect about the possible advantages of asking students to use their own musical instrument on ear training class at the Junior School and at more advanced levels, mainly in the way the inclusion of such activities may help modifying the way students look into these subjects in the first place, and also in the educational impact these activities may generate.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201710218
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7685
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectIniciação musicalpt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectAprendizagem instrumentalpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectEar trainingpt_PT
dc.subjectJunior schoolpt_PT
dc.subjectMusical learningpt_PT
dc.subjectInstrumental learningpt_PT
dc.titleImpacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleImpacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musicalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertacao_Mestrado_Marta_Costa.pdf
Size:
780.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: