Repository logo
 
Publication

Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades

dc.contributor.advisorSilva, Francisco Vaz dapt_PT
dc.contributor.authorCunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
dc.date.accessioned2018-03-09T09:50:23Z
dc.date.available2018-03-09T09:50:23Z
dc.date.issued2017-06-01
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiênciapt_PT
dc.description.abstractEste estudo, assente na metodologia da investigação ação, decorre no contexto de uma sala de jardim-de-infância, na qual está integrada uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). As limitações à participação da criança nas atividades bem como as dificuldades da educadora em encontrar estratégias promotoras desse envolvimento levavam a um isolamento da criança, que não participava como o esperado nas atividades e rotinas da aula. Após a caracterização da criança e do meio em que se encontra, identificaram-se as necessidades, quer do aluno quer do adulto que o acompanhava. Com o objetivo promover a inclusão desta criança na sala de jardim-de-infância, identificaram-se estratégias com vista a facilitar a sua inclusão e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados permitiram a realização de registos reflexivos que tornaram, possível a adequação das estratégias utilizadas, tendo sido, deste modo, ajustada a intervenção às especificidades da criança. Conseguiu-se, desta forma, um maior envolvimento da criança nas atividades e rotinas diárias, verificando-se uma maior adaptação ao ambiente educativo, com implicações ao nível social e pessoal.pt_PT
dc.description.abstractABSTRAT This study, based on the methodology of action research, takes place in the context of a kindergarten room, in which a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) is integrated. The limitations to the child's participation in the activities, as well as the difficulties of the educator in finding strategies that promoted this involvement led to an isolation of the child, which did not participate as expected in the activities and routines of the class. After the characterization of the child and the environment in which it is found, the needs were identified both for the student and for the adult who accompanied him. With the aim of promoting the inclusion of this child in the kindergarten room, strategies were identified to facilitate their inclusion and, consequently, their development. The instruments used in the data collection allowed the realization of reflexive records that made possible the adequacy of the strategies used, thus adjusting the intervention to the specificities of the child. This way, a greater involvement of the child in daily activities and routines was achieved, with greater adaptation to the educational environment, with social and personal implications.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201852977
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8218
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPerturbações do espetro do autismopt_PT
dc.subjectEnvolvimento.pt_PT
dc.subjectInclusionen
dc.subjectInclusive schoolen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectAutism spectrum disordersen
dc.subjectInvolvementen
dc.titleInclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Patrícia Alexandra Maria Ricardo Cunha_t_m.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: