Repository logo
 
Publication

Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar

dc.contributor.authorBarros, C. G. Paes de
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorCarvalho, C.
dc.date.accessioned2015-09-16T12:51:59Z
dc.date.available2015-09-16T12:51:59Z
dc.date.issued2015-02
dc.description.abstractNas últimas décadas, tem se observado uma crescente demanda pelo domínio da linguagem escrita em todas as áreas da vida social (Olson 2009). Essa demanda não se limita apenas ao contexto brasileiro, mas refere-se a um contexto mundial, que hoje coloca o domínio das diversas capacidades de linguagem, em especial das capacidades de leitura e escrita, como condição para acesso ao conhecimento, à participação social e o exercício efetivo da cidadania. O domínio de tais capacidades refere-se a um certo tipo ou nível de literacia que vai além da descodificação, diz respeito às diversas capacidades de leitura e escrita necessárias em diferentes práticas sociais. Partindo de uma parceria de investigação entre instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil, temos vindo a reflectir sobre questões de currículo nos dois países.por
dc.description.abstractABSTRACT In the last decades, a growing demand for the domain of written language in all areas of social life has been observed (Olson 2009). This demand is not limited to the Brazilian context, but concerns a global context which now sets the domain of different language skills, especially skills in reading and writing as a condition for access to knowledge, social participation and effective exercise of citizenship. The domain of these skills concerns a certain type or level of literacy that goes beyond decoding, refers to the different reading and writing skills required in different social practices. From a research partnership between universities and research centers in Portugal and Brazil, we have been reflecting on issues of curriculum in both countries.en
dc.identifier.citationLiteracia, ensino da leitura e sucesso escolar In Estrela, T. et al (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-14-0. Atas onlinepor
dc.identifier.isbn978-989-8272-14-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5186
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.titleLiteracia, ensino da leitura e sucesso escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleEDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSEpor
person.familyNameSousa
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar.pdf
Size:
244.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections