Repository logo
 
Publication

Educação e práticas contemporâneas de visualidade: o que significa, afinal, ensinar pela cultura visual

dc.contributor.authorZanini Salbego, Juliana
dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2020-03-18T13:45:56Z
dc.date.available2020-03-18T13:45:56Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente texto tem por objetivo continuar uma discussão sobre as relações possíveis entre os campos da educação e da cultura visual, sugerindo um viés que sistematize uma espécie de epistemologia da cultura visual. Para isso, utilizamos como eixo argumentativo a ideia de um ensino pela cultural visual, em oposição ao que seria um ensino da cultura visual, construindo, a partir deste termo, três enunciados: de que a cultura visual é um campo transdisciplinar e, portanto, não pode ser ensinado como um conjunto fechado de conteúdos; que a cultura visual pode ser entendida como um tipo de estratégia para interligar os conteúdos da escola ao cotidiano extraescolar dos alunos; por fim, um manifesto em defesa de uma educação pela cultura visual. Para embasar tais discussões e proposições, lançamos mão das perspectivas teóricas de autores como Hernández (2000, 2005, 2007); Freedman (2006); Mirzoeff (2003); Eisner (2008); dentre outros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSalbego, J.Z.; Charréu, L. (2017). Educação e práticas contemporâneas de visualidade. O que significa afinal ensinar pela cultura visual. Perspectiva, 35(4): 1196-1214. ISSN: (impressa) 0102-5473, ISSN: (versão eletrónica) 2175-795X. Indexada (Revista CAPES Qualis A2 em Educação). http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1196.pt_PT
dc.identifier.doi10.5007/2175-795X.2017v35n4p1196pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11267
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCultura visualpt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectViaualidadept_PT
dc.titleEducação e práticas contemporâneas de visualidade: o que significa, afinal, ensinar pela cultura visualpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1214pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage1196pt_PT
oaire.citation.titlePerspectivapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNameZanini Salbego
person.familyNameCharréu
person.givenNameJuliana
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6100-9717
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication19d4cb02-de5c-49c2-b5c3-22b3245c6e79
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery19d4cb02-de5c-49c2-b5c3-22b3245c6e79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educacao_e_praticas_contemporaneas_de_visualidade.pdf
Size:
447.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections