Repository logo
 
Publication

Os alunos surdos e a matemática: um projeto de intervenção em geometria

dc.contributor.advisorLeite, Teresapor
dc.contributor.authorNunes, Laura Sofia Teles Calado
dc.date.accessioned2012-09-17T08:58:49Z
dc.date.available2012-09-17T08:58:49Z
dc.date.issued2012-05
dc.description.abstractO presente estudo é um projeto de investigação-ação, que contou com a participação de três alunos surdos do 8º ano, de uma Escola Pública de Lisboa, que se assume vocacionada para o ensino de surdos. Os alunos referidos possuem diferentes graus de surdez e diferentes formas de comunicação. Neste trabalho, procurámos: (i) conhecer as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de problemas de geometria; (ii) conhecer as formas de comunicação entre professor e alunos para promover a resolução de problemas de geometria, nomeadamente na abordagem do teorema de Pitágoras; (iii) contribuir para o desenvolvimento de competências específicas para a compreensão e resolução de problemas de geometria; (iv) reforçar a noção da utilidade da geometria na vida quotidiana. Após a caracterização inicial da situação pedagógica, elaborámos um plano de de intervenção que implementámos e monitorizámos, procedendo no final à avaliação dos resultados. Os dados foram recolhidos através da observação participante das aulas de Matemática, das entrevistas realizadas aos alunos, das conversas informais e da análise de diversos documentos. A análise dos dados recolhidos durante o processo de intervenção permitiu identificar as formas de comunicação e estratégias de ensino mais utilizadas pela professora, bem como as formas de comunicação e as estratégias de aprendizagem que os alunos usam. A análise dos resultados mostra que os alunos desenvolveram capacidades ao nível da compreensão do conceito de forma das figuras geométricas e da resolução de problemas geométricos através de construções, embora nem todos tenham atingido o mesmo nível.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1785
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectEducação bilinguepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectGeometriapor
dc.titleOs alunos surdos e a matemática: um projeto de intervenção em geometriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Os alunos surdos e a matemática.pdf
Size:
12.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: