Publication
Processos de identificação e sinalização de crianças com problemas na linguagem oral pelos educadores de infância
dc.contributor.author | Germano, Carla Maria Guerreiro | |
dc.date.accessioned | 2012-04-11T10:10:55Z | |
dc.date.available | 2012-04-11T10:10:55Z | |
dc.date.issued | 2012-04 | |
dc.description.abstract | Um dos maiores desafios da Educação de Infância é sem dúvida a possibilidade de contribuir para que as crianças, que vão passando pelas nossas salas de jardim-de-infância, sejam cada vez mais autónomas e melhor integradas, que as suas dificuldades de linguagem e outras, possam ser ultrapassadas, ou pelo menos minimizadas, de modo que se sintam cada vez melhor adaptada à sociedade da qual fazem parte. Este trabalho incide sobre o modo como os educadores de infância identificam e sinalizam as crianças que manifestam problemas na linguagem oral. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo exploratório, centrando-se em seis educadoras de infância e seis crianças identificadas como tendo problemas na linguagem oral e teve como propósito perceber como é feito o despiste e encaminhamento das crianças, quando estas manifestam problemas nesta área de desenvolvimento. Como metodologia de recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação em sala de atividades. Concluímos que os educadores reconhecem a importância de ser feito o despiste precoce dos problemas na linguagem oral, dentro das suas salas, pois consideram que é aí o espaço privilegiado de desenvolvimento das crianças, já que é no jardim-de-infância, que as crianças passam a maior parte do seu dia. No entanto, na maioria dos casos revelam dificuldades na identificação específica desses problemas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1394 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Linguagem oral | por |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem oral | por |
dc.subject | Problemas na linguagem oral | por |
dc.subject | Oral language | por |
dc.subject | Oral language development | por |
dc.subject | Kindergarten | por |
dc.title | Processos de identificação e sinalização de crianças com problemas na linguagem oral pelos educadores de infância | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Processos de identificação e sinalização de crianças.pdf
- Size:
- 1.89 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: