Repository logo
 
Publication

Processos de identificação e sinalização de crianças com problemas na linguagem oral pelos educadores de infância

dc.contributor.authorGermano, Carla Maria Guerreiro
dc.date.accessioned2012-04-11T10:10:55Z
dc.date.available2012-04-11T10:10:55Z
dc.date.issued2012-04
dc.description.abstractUm dos maiores desafios da Educação de Infância é sem dúvida a possibilidade de contribuir para que as crianças, que vão passando pelas nossas salas de jardim-de-infância, sejam cada vez mais autónomas e melhor integradas, que as suas dificuldades de linguagem e outras, possam ser ultrapassadas, ou pelo menos minimizadas, de modo que se sintam cada vez melhor adaptada à sociedade da qual fazem parte. Este trabalho incide sobre o modo como os educadores de infância identificam e sinalizam as crianças que manifestam problemas na linguagem oral. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo exploratório, centrando-se em seis educadoras de infância e seis crianças identificadas como tendo problemas na linguagem oral e teve como propósito perceber como é feito o despiste e encaminhamento das crianças, quando estas manifestam problemas nesta área de desenvolvimento. Como metodologia de recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação em sala de atividades. Concluímos que os educadores reconhecem a importância de ser feito o despiste precoce dos problemas na linguagem oral, dentro das suas salas, pois consideram que é aí o espaço privilegiado de desenvolvimento das crianças, já que é no jardim-de-infância, que as crianças passam a maior parte do seu dia. No entanto, na maioria dos casos revelam dificuldades na identificação específica desses problemas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1394
dc.language.isoporpor
dc.subjectLinguagem oralpor
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem oralpor
dc.subjectProblemas na linguagem oralpor
dc.subjectOral languagepor
dc.subjectOral language developmentpor
dc.subjectKindergartenpor
dc.titleProcessos de identificação e sinalização de crianças com problemas na linguagem oral pelos educadores de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Processos de identificação e sinalização de crianças.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: