Repository logo
 
Publication

A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões

dc.contributor.authorAgostinho, Kátia Adair
dc.date.accessioned2016-09-15T10:39:26Z
dc.date.available2016-09-15T10:39:26Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractPensar a participação das crianças na educação infantil foi o mote que impulsionou essa pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância, da democracia e participação das crianças na educação infantil e, do corpo e afetos como elementos das formas de participar das crianças. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais, dentre eles o corpo e afetos, na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Think children's participation in early childhood education was the motto that propelled this research in the Studies of Child on the Sociology of Childhood studies in order to contribute to the consolidation of Pedagogy of Childhood based on a emancipatory project. In this article, the cut-elect will address the meeting between the Pedagogy of Childhood and the Sociology of Childhood, democracy and participation of children in early childhood education, and the body and emotions as elements of the forms of participate of children. It appeared just how central based an education from a child's conception as a social actor and the indispensability to consider their point of view expressed by different communication channels, among them the body and affects, in the organization and execution of daily teaching practices.en
dc.identifier.citationAgostinho, K., (2015), A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 69 – 86.pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6437
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.ispartofseries;1
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/pdf_18pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectDireito de participação das criançaspt_PT
dc.subjectDocênciapt_PT
dc.subjectEarly educationen
dc.subjectChildhood participation righten
dc.subjectTeachingen
dc.titleA educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage96pt_PT
oaire.citation.startPage69pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90-298-1-PB-2.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections