Repository logo
 
Publication

iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico

dc.contributor.authorAlmeida, Ricardo
dc.contributor.authorBigotte, Maria Emília
dc.contributor.authorGomes, Anabela
dc.contributor.authorPessoa, Teresa
dc.date.accessioned2020-06-21T09:43:11Z
dc.date.available2020-06-21T09:43:11Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractOs resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas, raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs, em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação à Programação com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa inovadora.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, R., Bigotte, M., Gomes, A., Pessoa, T. (2017) iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (109-113) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11923
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjecttividade de enriquecimento curricularpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectIniciação à programaçãopt_PT
dc.titleiProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage113pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
iProgsiie-cied_2017_atas.pdf
Size:
234.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections