Publication
iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico
dc.contributor.author | Almeida, Ricardo | |
dc.contributor.author | Bigotte, Maria Emília | |
dc.contributor.author | Gomes, Anabela | |
dc.contributor.author | Pessoa, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2020-06-21T09:43:11Z | |
dc.date.available | 2020-06-21T09:43:11Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Os resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas, raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs, em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação à Programação com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa inovadora. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Almeida, R., Bigotte, M., Gomes, A., Pessoa, T. (2017) iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (109-113) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-9-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11923 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Scratch | pt_PT |
dc.subject | tividade de enriquecimento curricular | pt_PT |
dc.subject | Satisfação | pt_PT |
dc.subject | Iniciação à programação | pt_PT |
dc.title | iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 109 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- iProgsiie-cied_2017_atas.pdf
- Size:
- 234.69 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format