Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estratégias de preparação de excertos e repertório de violoncelo para audições de orquestra

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente projeto artístico teve como objetivo analisar as estratégias de preparação de excertos e repertório de violoncelo para audições de orquestra. A preparação para uma audição de orquestra é um processo complexo e exigente, que requer dedicação, prática e conhecimento técnico. O violoncelo é um instrumento essencial na orquestra, e uma boa performance é fundamental para se destacar na audição. O trabalho escrito será alicerçado no recital composto pelo principal repertório para admissão em orquestra. As orquestras sinfónicas, em alguns casos, poderão ser o grande objetivo de carreira de um músico, não só pela segurança material, mas sobretudo pela realização pessoal e artística. Em todo o caso, o músico pode desenvolver uma multiplicidade de atividades que sejam complementares no seu percurso artístico integrado. Dessa componente de integração, destacam-se naturalmente aspetos técnicos de execução e de proposta das obras, mas igualmente exercícios de cariz prático e até morfológico que predisponham emocionalmente e psicologicamente o músico para o momento sempre exigente a que se propõe. Não obstante, estando bem ciente que cada indivíduo é um universo com características singulares, o que se propõe, é uma sugestão de uma metodologia base, que sirva de apoio e até de referência enquanto alicerce de um trabalho que necessariamente terá de ser enquadrado aos objetivos do músico, e naturalmente, à sua idiossincrasia. O processo de preparação é contínuo e requer dedicação e esforço constantes para alcançar a excelência na performance. Nesse sentido, os requisitos exigidos em contexto de orquestra deverão ser trabalhados de forma exaustiva, de forma a obter o resultado profícuo para o músico que se apresenta para um momento tão definidor da sua vida profissional. O objetivo será o de apresentar uma proposta que cumpra a função de apoiar o violoncelista candidato a audição de orquestra.
ABSTRACT - This artistic project aimed to analyse the strategies for preparing cello excerpts and repertoire for orchestra auditions. Preparing for an orchestra audition is a complex and demanding process that requires dedication, practice, and technical knowledge. The cello is a crucial instrument in the orchestra, and a superior performance is essential to stand out in the audition. The written work will be based on the main repertoire for admission to the orchestra. Symphony orchestras can be the big career goal of a musician, not only for financial security but also for personal and artistic fulfilment. In any case, the musician can develop a variety of activities that complement their artistic journey. From this component of integration, technical aspects of performance and proposal of works stand out, but equally practical and even morphological exercises that emotionally and psychologically predispose the musician for the always demanding moment they propose. Being aware that everyone is a unique universe with distinct characteristics, a basic methodology is proposed as a suggestion. This methodology can serve as support, a reference, and a foundation for a musician's work. However, it is essential to keep in mind that the work must necessarily be framed within the musician's goals and idiosyncrasies. The preparation process is continuous and requires constant dedication and effort to achieve excellence in performance. In this sense, the requirements demanded in the orchestra context should be worked exhaustively, to obtain a fruitful result for the musician who presents himself for such a defining moment in his professional life. The objective will be to present a proposal that serves to support the cellist candidate for the orchestra audition.

Description

Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de junho.

Keywords

Audições de orquestra Estratégias de preparação Violoncelo Desempenho musical Excertos de orquestra Repertório solístico Orchestra auditioning Strategy preparation Cello Musical performance Orchestral excerpts Solo repertoire

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License