Repository logo
 
Publication

A "studio class" como experiência pedagógica nas etapas iniciais do processo de ensino-aprendizagem do violino

dc.contributor.advisorNeto, Tiago
dc.contributor.authorCosta, Carolina Inês Moura Campos
dc.date.accessioned2022-10-31T16:35:19Z
dc.date.available2022-10-31T16:35:19Z
dc.date.issued2021-11-15
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I - O presente Relatório de Estágio reflete sobre a Prática Pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. No relatório é feita uma caracterização do Conservatório de Música de Cascais, escola onde decorreu o estágio. Procede-se à contextualização histórica da instituição, sua organização e funcionamento, bem como à exposição dos seus objetivos pedagógicos. Seguidamente, são apresentados os documentos orientadores que regulam a ação educativa, as matrizes e os conteúdos programáticos da disciplina de Violino e respetivos critérios de avaliação. A descrição da Prática Pedagógica realizada é fundamentada pelo registo das aulas lecionadas e respetivas planificações e pelos registos de avaliação dos alunos. Os planos de aula apresentados traduzem a forma como foi feita a gestão do tempo e quais os processos de ensino-aprendizagem adotados de acordo com o perfil e capacidades dos alunos. A sua elaboração foi uma ajuda essencial na organização e desenvolvimento da prática pedagógica e um importante contributo para a evolução da aprendizagem dos alunos. Faz-se uma análise crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida. Apresenta-se, ainda, uma reflexão sobre a participação na escola e na relação com a comunidade educativa, assim como as necessidades de formação contínua.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Na segunda parte, é exposto o Projeto de Investigação desenvolvido sobre a implementação da Studio Class enquanto experiência pedagógica no ensino-aprendizagem do violino nas etapas iniciais. Participaram no projeto os alunos da Classe de Violino do Curso Básico de Música, em Regime Articulado, do Conservatório de Música de Cascais onde o Estágio de Ensino Especializado foi efetuado. A opção por esta investigação surgiu da necessidade de reforçar a aprendizagem do violino nas classes iniciais e avaliar quais os processos de interação propiciados por esta experiência pedagógica e como contribuem para essa aprendizagem. Enquadra-se numa aprendizagem fundamentada na prática musical e na aprendizagem em grupo. A metodologia de investigação escolhida foi a investigação-ação. A opção por esta metodologia teve como propósito refletir sobre a prática pedagógica com o intuito de repercutir a teoria na prática. A recolha e análise de dados foi realizada por meio de observação participante e inquéritos por questionário. Os resultados do presente Projeto de Investigação apontam no sentido de que a Studio Class pode contribuir positivamente para a aprendizagem do violino dos alunos que se encontram nas etapas iniciais do processo de ensino-aprendizagem e ser uma importante ajuda na prática letiva.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - The current internship report reflects the Pedagogical Practice developed within the framework of the Specialized Teaching Curricular Unit, which is part of the Master's Degree in Music Education, storm Escola Superior de Música de Lisboa. In this report, a characterization of the Conservatório de Música de Cascais is made which is this school where the internship takes place. This report begins by presenting the historical context of the institution, its struture and functioning, and its pedagogical objectives. The guidelines that govern the educational action as well as the matrices and the syllabus contents of the Violin subject, along with evaluation criteria. The ongoing Pedagogical Practice is also described, which includes lesson registry and planning, and a description and reflection of the teaching-learning methods adopted, according to the specificities of each student. The lesson plans presented reflect how time management was done and which strategies were adopted and appropriate to the students' profile and abilities. Its development was an essential aid in the organization and development of pedagogical practice and an important contribution to the evolution of student learning. A critical analysis is made of the teaching-learning processes adopted. It also presents a reflection in school participation and relationship with the educational community, and on the needs of continuing education.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - This research project aims to implement the Studio Class as a pedagogical experience that facilitates the teaching-learning process applied to violin lessons over the first years of learning. The project was attended by students of the Violin Class of the Basic Music Course, in Articulated Regime, at the Cascais Music Conservatory, where the Specialized Education Internship was held. The proposed solution chosen to improve student learning was the Studio Class and the implementation of this proposal intends to analyze how the interaction processes provided by this pedagogical experience occur and what’s contribution in the learning of the violin, in the initial classes. It is based on learning based on musical practice and group learning. The research methodology chosen was action research. The choice for this methodology was intended to reflect on the pedagogical practice in order to reflect the theory in practice. Data research and analysis is performed through of the following actions: participant observation and questionnaire surveys collected in different stages. The results of this Research Project indicates that Studio Class can contribute positively to the learning of the violin of students who are in the early stages of the teaching-learning process and to can an important help in teaching practice.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202810020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15063
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPrática musicalpt_PT
dc.subjectAbordagem construtivistapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectMusical practicept_PT
dc.subjectConstructivist approachpt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectMetacognitionpt_PT
dc.titleA "studio class" como experiência pedagógica nas etapas iniciais do processo de ensino-aprendizagem do violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA "studio class" como experiência pedagógica nas etapas iniciais do processo de ensino-aprendizagem do violinopt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Carolina Costa Final.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: