Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As capacidades transversais no novo programa do ensino básico : desafios da sua integração

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Um dos pontos fortes do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) é, no meu ponto de vista, a sua ênfase nas capacidades transversais, nomeadamente a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio matemáticos. Poderemos questionar, em primeiro lugar, em que medida é que a integração curricular destas três capacidades constitui um aspecto distintivo do NPMEB. Se analisarmos os programas anteriores de Matemática do ensino básico, constatamos que os mesmos referenciam o desenvolvimento destas capacidades como uma das finalidades do ensino da Matemática no ensino básico, fazendo também parte dos objectivos gerais de ciclo. Não se trata, pois, de uma novidade: algo eventualmente ausente nos anteriores programas. O que me parece que é nitidamente distintivo é o modo como se encara a sua integração curricular no NPMEB.

Description

Keywords

Programa do ensino básico

Citation

Rodrigues, M. (2009). As capacidades transversais no Novo Programa do Ensino Básico: Desafios da sua integração. Educação e Matemática, 105, 38-40

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

Collections

CC License