Repository logo
 
Publication

O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula

dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2024-03-18T11:12:57Z
dc.date.available2024-03-18T11:12:57Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes anónimos, de diferentes níveis do ensino básico e secundário procura-se entender os usos que esses docentes fazem das imagens, como elementos do quotidiano letivo, seja na lecionação de conteúdos, seja na aferição da sua aquisição por parte do alunado. Os resultados preliminares e a análise desses testemunhos, cuja limitação da amostra nos obriga a ser cautelosos quanto a conclusões definitivas, faz-nos pensar na importância da imagem, em geral, e das iconografias científicas, em particular a ilustração científica, para a qualidade e eficácia da aprendizagem escolar.pt_PT
dc.description.abstractFrom semi-structured interviews with anonymous teachers from different levels of primary and secondary education, we seek to understand the uses that these teachers make of images, as elements of everyday teaching, either in the teaching of contents, or in the assessment of their acquisition by the students. The preliminary results and the analysis of these testimonies, whose limited sample forces us to be cautious about definitive conclusions, makes us think about the importance of image, in general, and of scientific iconography, particularly science illustration, for the quality and effectiveness of school learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCharréu, L. (2022). "O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula" In Queiroz, João Paulo (Ed.). As Artes em formação e os novos públicos no século XXI: Atas do X Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes. PP. 313-328.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53805-3-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17189
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Nacional de Belas Artespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectCognição visualpt_PT
dc.subjectIlustração científicapt_PT
dc.subjectExperiência escolarpt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectVisual cognitionpt_PT
dc.subjectScientific illustrationpt_PT
dc.subjectSchool experiencept_PT
dc.titleO que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aulapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage328pt_PT
oaire.citation.startPage313pt_PT
oaire.citation.titleAs Artes em formação e os novos públicos no século XXI: Atas do X Congresso Matéria-Primapt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O que pode uma imagem.pdf
Size:
473.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: