Publication
O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula
dc.contributor.author | Charréu, Leonardo | |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T11:12:57Z | |
dc.date.available | 2024-03-18T11:12:57Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes anónimos, de diferentes níveis do ensino básico e secundário procura-se entender os usos que esses docentes fazem das imagens, como elementos do quotidiano letivo, seja na lecionação de conteúdos, seja na aferição da sua aquisição por parte do alunado. Os resultados preliminares e a análise desses testemunhos, cuja limitação da amostra nos obriga a ser cautelosos quanto a conclusões definitivas, faz-nos pensar na importância da imagem, em geral, e das iconografias científicas, em particular a ilustração científica, para a qualidade e eficácia da aprendizagem escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | From semi-structured interviews with anonymous teachers from different levels of primary and secondary education, we seek to understand the uses that these teachers make of images, as elements of everyday teaching, either in the teaching of contents, or in the assessment of their acquisition by the students. The preliminary results and the analysis of these testimonies, whose limited sample forces us to be cautious about definitive conclusions, makes us think about the importance of image, in general, and of scientific iconography, particularly science illustration, for the quality and effectiveness of school learning. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Charréu, L. (2022). "O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula" In Queiroz, João Paulo (Ed.). As Artes em formação e os novos públicos no século XXI: Atas do X Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes. PP. 313-328. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53805-3-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17189 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Nacional de Belas Artes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Imagem | pt_PT |
dc.subject | Cognição visual | pt_PT |
dc.subject | Ilustração científica | pt_PT |
dc.subject | Experiência escolar | pt_PT |
dc.subject | Image | pt_PT |
dc.subject | Visual cognition | pt_PT |
dc.subject | Scientific illustration | pt_PT |
dc.subject | School experience | pt_PT |
dc.title | O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 328 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 313 | pt_PT |
oaire.citation.title | As Artes em formação e os novos públicos no século XXI: Atas do X Congresso Matéria-Prima | pt_PT |
person.familyName | Charréu | |
person.givenName | Leonardo | |
person.identifier.ciencia-id | 2218-F4D8-1B79 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6761-6964 | |
person.identifier.rid | M-2680-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56350666600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2 |