Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel da respiração na aprendizagem e performance do violino: uma reflexão sobre as esferas física, psicológica e expressiva

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I - A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) é a instituição portuguesa de ensino musical público mais amplamente reconhecida do país. O seu passado e presente serve para reforçar este facto. Tendo atravessado tempos com desempenhos e princípios orientadores variados, tentarei sintetizar, na medida do possível, o inigualável legado artístico que esta escola nos deixa, assim como a sua oferta actual para qualquer potencial jovem aspirante das artes musicais. Iniciarei este trabalho colocando à consideração as minhas motivações para ingressar neste mestrado e delinear os principais objectivos e expectativas. Serve o presente documento também para relatar o desenrolar do estágio que realizei como observador das aulas do professor Pedro Lopes durante o ano lectivo 2018/19. Serão apresentados os alunos com os quais tive a oportunidade de trabalhar (de níveis de escolaridade diferentes: 2º, 4º, 7º e 8º), assim como as considerações obtidas no final do estágio.
Resumo II - A respiração é um processo biológico estruturante na execução técnica de vários instrumentos musicais. Contudo no violino, assim como nos restantes instrumentos de corda, não só a respiração é dispensável na produção directa de som como chega até a parecer limitante. O cenário é-nos apresentado em termos semelhantes aos legíveis no parágrafo acima por vários autores violinistas. O meu objectivo com esta investigação é o de reflectir sobre diferentes visões no sentido de questionar a validade destas afirmações e oferecer uma perspectiva alternativa sobre o tema da respiração. Para entrar neste domínio, dada a escassez de opiniões registadas por violinistas sobre o tema, procurarei alguns autores de renome noutras artes performativas nomeadamente no canto e no teatro. Tentarei criar paralelos e oferecer elações sobre os diferentes modos como os avanços sobre a respiração em outras artes podem ser traduzidos na prática violinística. Visando uma estrutura funcional para o trabalho, abordarei a questão segmentando a dimensão da respiração em três esferas nas quais podemos reflectir sobre os seus efeitos. São estes a esfera Psicológica, Física e Expressiva, e através da sua intersecção podemos obter o Modelo P.F.E. O modelo e todas as conclusões que dele retiro servem para elevar uma filosofia artística eficaz aliada às idiossincrasias que o instrumento nos coloca. É minha a esperança de que este projecto promova no leitor um desempenho musical orgânico fundamentado pelas leis básicas da música como produto inerente da sua humanidade.
Abstract I - The National Conservatory's Artistic School of Music (EAMCN) is the most widely recognised Portuguese public music teaching institution in the country. This fact is only made clearer when one learns about its past and present. Having gone through many different periods, hosting varying performances and following contrasting guiding principles, I will try to synthesise, as much as possible, the unique artistic legacy that this school bestows us, as well as its current offer to any potential young aspiring musician. I will start this work by placing under consideration my motivations to enter this Master’s degree and outline my main objectives and expectations. This document also serves to report on the progress of the internship I did as an observer of Professor Pedro Lopes' classes during the academic year 2018/19. The students with whom I had the opportunity to work (from different school levels: 2nd, 4th, 7th and 8th), as well as the considerations obtained at the end of the internship, will be presented.
Abstract II - Breathing as a biological phenomenon is fundamental in the technical execution of many musical instruments. However, in the violin, as is the case in the rest of the stringed section, not only is breathing dispensable to produce sound, but it can also even seem limiting. This conception is presented to us by several violinists in terms similar to those read above. My aim with this research is to reflect on different views in order to argue on the validity of these statements and offer an alternative perspective on the matter of breathing. To enter this field, given the scarcity of opinions recorded by violinists on the subject, I will be looking at some other authors of renown in other performing arts such as singing and theatre. I will try to create parallels and offer suggestions on different ways for us to take advantage of breathing in our daily violin playing. Aiming at a functional structure for this research, I decided to address the issue by segmenting the whole dimension of breathing into three spheres in which we can reflect on its effects. These are the Psychological, Physical and Expressive spheres, and through their intersection we can obtain the P.P.E. Model. The model, and all the conclusions I draw from it, serve to elevate an effective artistic philosophy allied to the idiosyncrasies that the instrument places on us. It is my hope that this project will promote in the reader an organic musical way of playing based upon the basic laws of music as an inherent product of his humanity.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Respiração Esfera física Esfera psicológica Esfera expressiva Modelo F.P.E. Violino Ansiedade na performance Interpretação musical Arte performativa Alba emoting Breathing Physical sphere Psychological sphere Expressive sphere P.P.E. model Violin Stage fright Musical interpretation Performative arts

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa