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A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno

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Resumo I - Enquanto primeiro estabelecimento de ensino artístico particular em Portugal Continental fora dos grandes centros urbanos, a Academia de Música de Santa Maria da Feira tem estado, desde 1955, na vanguarda da inovação e da luta política pelo devido reconhecimento e valorização do ensino da música em Portugal. Na atualidade, as circunstâncias do meio social em que se insere e as condicionantes ao nível da política nacional apresentam uma nova série de oportunidades e desafios, os quais colocarão mais uma vez à prova a excelência dos princípios que têm regido a instituição nas últimas seis décadas. Tendo em conta estas circunstâncias, o trabalho que se segue será realizado no âmbito da classe de violino do professor Hélder Sá, da qual fui observador, incidindo sobre três alunos específicos do 1º, 3º e 5º grau. Não obstante a competência do trabalho observado em contexto de estágio ao longo do ano, as conclusões finais permitem amplo espaço para reflexão no que diz respeito à contextualização institucional do ensino, ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à complexidade do exercício de funções docentes no Ensino Artístico Especializado.
Resumo II - A investigação aqui descrita tem como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos acessórios anexos ao violino - queixeira e almofada - e o papel do professor na adaptabilidade dos mesmos a cada aluno, tendo em vista não só princípios técnicos como também de bem-estar geral. Destinada tanto aos professores como aos que exercem exclusivamente uma atividade violinística performativa, procura contribuir pontos de debate e novas perspetivações sobre o tema supracitado por intermédio de revisão bibliográfica específica e de subsequente comparação com informações obtidas junto do panorama pedagógico português. Foi levado a cabo um questionário, procurando aferir quais os princípios concretos defendidos pela generalidade dos professores de violino em Portugal. Foram realizadas também seis entrevistas, visando a recolha de perspetivas junto de um leque diversificado de professores reputados no contexto português. Os resultados obtidos foram contextualizados de acordo com investigação sobre princípios pedagógicos de diversos períodos até aos nossos dias, assim como sobre princípios de biomecânica e motricidade. No final foram referidos estudos de caso diretamente relacionados com o uso dos acessórios, permitindo enquadrar a informação previamente descrita num contexto prático. Desejamos que a investigação efetuada abra caminho a novas reflexões e suscite novas discussões, refletindo-se num aprofundamento das perspetivas sobre o uso dos acessórios e a sua relação com a prática e ensino do violino.
Abstract I - Having been established as the first private music school in Continental Portugal outside the great urban centers, the Academy of Music of Santa Maria da Feira has been on the vanguard of innovation and political struggle for the due recognition and appreciation of music teaching in Portugal since 1955. Nowadays, the circumstances of the social context in which it’s inserted and the conditioning of national politics present a new series of opportunities and challenges, which will once again test the excellence of the principles that have conducted the institution for the last six decades. Taking these circumstances into account, the work which follows will take place in the scope of professor Hélder Sá’s violin class, of which I was an observer, focusing on three specific students, enrolled in the 1st, 3rd and 5th degree. Regardless of the competence of the work observed in the internship’s context throughout the year, the final conclusions allow plenty of space for reflection concerning the institutional contextualization of teaching, the social framework of music in its pedagogical aspects and the complexity of exercising teaching functions in specialized artistic education.
Abstract II The following investigation aims to encourage reflection over the use of accessories attached to the violin - chin rest and shoulder rest - and over the role of the violin teacher in the adaptability of those accessories according to each student, having in mind not only technical principles but also principles of general well being. Taking into consideration both teachers and performers, it seeks to contribute points of debate and new perspectives regarding the aforementioned theme through specific bibliographical sources and their subsequent comparison to information obtained from the Portuguese pedagogical field. A questionnaire was addressed in order to assess which are the concrete principles defended by the generality of violin teachers in Portugal. Six interviews also took place in order to reap perspectives from a diverse set of reputed teachers in the Portuguese context. The results obtained were contextualized according to research of pedagogical principles from diverse periods up to our days, as well as over principles of motivity and biomechanics. In the end, case studies directly related to the use of accessories were referred to, allowing the information previously described to be framed in a practical context. We hope that this investigation encourages new reflections and calls for new discussions, reflecting itself in a deepening of perspectives over the use of accessories and its relation with violin playing and teaching.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Violino Queixeira Almofada Motricidade Biomecânica Técnica Alexander Violin Chin rest Shoulder rest Motivity Biomechanics Alexander technique

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Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa