Repository logo
 
Publication

Cálculo mental: um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano na adição e subtração

dc.contributor.authorMendonça, Célia Josefa Menezes de
dc.contributor.authorVeloso, Graciosa
dc.date.accessioned2020-07-07T10:47:07Z
dc.date.available2020-07-07T10:47:07Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA presente comunicação, elaborada para o III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, pretende apresentar um estudo realizado no ano letivo de 2014/2015, que teve como finalidade identificar as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos na adição e subtração, bem como verificar a importância da discussão oral na partilha das estratégias. Assim sendo, este estudo teve as seguintes questões orientadoras: i) Quais são as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade na adição e subtração de números inteiros?; ii) Qual a importância da discussão oral das estratégias utilizadas pelos alunos após a realização individual da tira de cálculo mental? A metodologia seguiu o paradigma de investigação-ação de natureza qualitativa. As técnicas de recolha de dados utilizadas basearam-se na observação participante e na análise documental. Implementou-se uma rotina de tira de cálculo mental e de partilha das estratégias utilizadas. As produções dos alunos nas rotinas foram organizadas de acordo com um quadro teórico. Os resultados fazem admitir que os alunos privilegiaram duas estratégias de cálculo mental: adicionar ou subtrair um múltiplo de 10 ao primeiro termo; decompor os números nas suas ordens, adicionando-os ou subtraindo-os, obtendo-se o resultado através da recomposição do número. Finalmente, deve ser acrescentado que os momentos da partilha das estratégias contribuíram para os alunos se apropriarem de novas estratégias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendonça, C., Veloso, G. (2017) Cálculo mental: um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano na adição e subtração in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (191-206) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12015
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSentido de númeropt_PT
dc.subjectCálculo mentalpt_PT
dc.titleCálculo mental: um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano na adição e subtraçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage206pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cálculo Mental3oeme_atas.pdf
Size:
259.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections