Repository logo
 
Publication

As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques

dc.contributor.advisorGarcia, Vitor
dc.contributor.authorNunes, Inês
dc.date.accessioned2022-02-03T14:15:41Z
dc.date.available2022-02-03T14:15:41Z
dc.date.issued2021-10
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O mesmo foi realizado nos 3º e 4º semestres do presente curso, no ano letivo 2020/2021. O nível de ensino no qual o projeto foi aplicado foi o 2º ano do Curso Básico de Dança, na escola cooperante Conservatório Regional Silva Marques, inserido na disciplina de Expressão Criativa. A sua temática baseia-se na utilização de estímulos emocionais como abordagem criativa e expressiva do movimento nas aulas de Expressão Criativa. Apesar de ter sido sempre objetivo que a consciência interpretativa que surgisse dessa temática, pudesse transpor a disciplina para as outras áreas artísticas da dança, as Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea. O seu objetivo principal foi desenvolver a capacidade interpretativa das alunas, na sua expressividade e criatividade. Tornando-se, assim, mais conscientes no que toca à comunicação de uma mensagem, emoção, ideia, sentimento, ou algo mais que a execução técnica do movimento, a quem está a observar. Para isso, as alunas foram estimuladas a entender o que é a emoção e o que a despoleta, relacioná-la com o corpo em movimento, identificá-la através da observação dos colegas e interiorizar estratégias para a sua interpretação. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação investigação-ação, por permitir encontrar diferentes estratégias e abordagens no decorrer do processo de investigação, através dos instrumentos: diários de bordo (do investigador e do público-alvo); tabelas de observação estruturada; questionários e registo em vídeo. Durante o decorrer do estágio foi observada uma crescente capacidade interpretativa, relacionada com a maturidade e concentração que as alunas aplicaram durante as aulas, onde foram estimuladas, principalmente, a desenvolver a capacidade de comunicar com o público, por outras palavras, a fortalecer a sua interpretação do movimento em cada coreografia realizada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT -Internship Report comes within the scope of the Master Course in Dance Teaching, at the Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. It was developed in the 3rd and 4th semesters of the present course, in the academic year 2020/2021. The level of education at which the project was applied was the 2nd year of the Basic Dance Course, in the cooperative school Conservatório Regional Silva Marques, inserted in the subject of Creative Expression. Its theme is based on the use of emotional stimuli as a creative and expressive approach to movement in the classes of Creative Expression. Although it was always a goal that the interpretative awareness that arose from this theme could transpose the subject to the other artistic areas of dance, the Classical and Contemporary Dance Techniques. Its main objective was to develop the students' interpretative capacity in their expressiveness and creativity. Becoming more conscious about communicating a message, an emotion, an idea, a feeling, or something other than the simple technical execution of movement, to the observer To do so, the students were stimulated to understand what emotion is and what triggers it, to relate it to the body in movement, to identify it through the observation of colleagues and to internalize strategies for its interpretation. The research methodology used was the research-action method, since it allows the discovery of different strategies and approaches during the research process, through the following instruments: logbooks (of the investigator and of the target audience); structured observation tables; questionnaires and video recording. During the internship, a growing interpretive capacity was observed, related to the maturity and concentration that the students applied during the classes, where they were stimulated, mainly, to develop the capacity to communicate with the audience, in other words, to strengthen their interpretation of the movement in each choreography performed.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationNunes, I.(2021). As emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marques (Dissertação de Mestrado)pt_PT
dc.identifier.tid202941027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14240
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDança criativapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectCreative dance
dc.subjectEmotions
dc.subjectInterpretation
dc.subjectCreativity
dc.titleAs emoções como estímulo no desenvolvimento da expressividade e da criatividade na disciplina de expressão criativa, com os alunos do 2º ano do Conservatório Regional Silva Marquespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RE_Ines_Maria_Silva_54193 (002).pdf
Size:
3.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format