Publication
Português L2: ensino da escrita e input linguístico
dc.contributor.advisor | Sousa, Otília de | por |
dc.contributor.author | Parracho, Sara Catarina de Matos | |
dc.date.accessioned | 2013-04-03T10:25:05Z | |
dc.date.available | 2013-04-03T10:25:05Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado é baseada numa investigação – ação, realizada numa turma de 3º e 4º anos do 1º ciclo. Partindo da análise de uma situação problemática de ensino a crianças oriundas de meios de imigração foi realizada uma investigação que visava intervir na aprendizagem da escrita. Foi aplicado um pré-teste, escrita de uma narrativa tendo como estímulo um conjunto de imagens. Após a sua análise, delineámos uma intervenção de modo a melhorar os aspetos em que as crianças apresentavam dificuldades. A intervenção pedagógica focalizou o ensino da escrita enquanto processo e, dado do que o português não é a língua materna das crianças, demos uma atenção especial ao input textual, recorrendo à leitura obras literárias para crianças. Após a intervenção, foi realizado o pós-teste, sob as mesmas condições que o pré-teste, e observaram-se melhorias acentuadas na competência de escrita das crianças. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2394 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Língua segunda | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Textos literários | por |
dc.subject | Input linguístico | por |
dc.subject | Second language | por |
dc.subject | Writing | por |
dc.subject | Literary texts | por |
dc.subject | Linguistic input | por |
dc.title | Português L2: ensino da escrita e input linguístico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |