Repository logo
 
Publication

Português L2: ensino da escrita e input linguístico

dc.contributor.advisorSousa, Otília depor
dc.contributor.authorParracho, Sara Catarina de Matos
dc.date.accessioned2013-04-03T10:25:05Z
dc.date.available2013-04-03T10:25:05Z
dc.date.issued2011-12
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é baseada numa investigação – ação, realizada numa turma de 3º e 4º anos do 1º ciclo. Partindo da análise de uma situação problemática de ensino a crianças oriundas de meios de imigração foi realizada uma investigação que visava intervir na aprendizagem da escrita. Foi aplicado um pré-teste, escrita de uma narrativa tendo como estímulo um conjunto de imagens. Após a sua análise, delineámos uma intervenção de modo a melhorar os aspetos em que as crianças apresentavam dificuldades. A intervenção pedagógica focalizou o ensino da escrita enquanto processo e, dado do que o português não é a língua materna das crianças, demos uma atenção especial ao input textual, recorrendo à leitura obras literárias para crianças. Após a intervenção, foi realizado o pós-teste, sob as mesmas condições que o pré-teste, e observaram-se melhorias acentuadas na competência de escrita das crianças.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2394
dc.language.isoporpor
dc.subjectLíngua segundapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectTextos literáriospor
dc.subjectInput linguísticopor
dc.subjectSecond languagepor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectLiterary textspor
dc.subjectLinguistic inputpor
dc.titlePortuguês L2: ensino da escrita e input linguísticopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Português L2.pdf
Size:
8.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: