Repository logo
 
Publication

Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aula

dc.contributor.authorSouza, Alexandra
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2018-04-19T09:28:41Z
dc.date.available2018-04-19T09:28:41Z
dc.date.issued2018-04
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo identificar as crenças dos docentes do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e quais os aspetos positivos e constrangimentos que os mesmos indicam existirem na implementação de situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de um questionário. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os docentes valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to identify primary school teacher’s beliefs about mathematics learning outside of classroom and what are the positive aspects and limitations that those teachers indicate to exist in the implementation of those learning situations. We used a quantitative methodology approach, with a survey to collect the data. We may conclude that teachers value mathematics learning outside classroom, considering that it reinforces the work developed inside the classroom and contributes for general education of the students, diversifying the learning contexts. They also consider that the established connections are stronger because they result of interactions and the developed concepts are associated to specific practices and contexts, which become in contextualized learning.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, A., & Rodrigues, M. (2018). Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aula. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 263–279). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8768-69-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8420
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relationUID/CED/02861/2016pt_PT
dc.subjectCrençapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.subjectAprendizagem situadapt_PT
dc.titleCrenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aulapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAlmadapt_PT
oaire.citation.endPage279pt_PT
oaire.citation.startPage263pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aulaAtas SIEM2018.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections