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Um espaço de desmembramento

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Abstract(s)

Um espaço de desmembramento é o objecto que apresento como trabalho projecto para concluir o Mestrado em Teatro do Movimento na ESTC (Iniciado em Fevereiro de 2011 e com entrega do trabalho projecto em Maio de 2013). Um espaço de desmembramento é um texto que se insere na modalidade de trabalho projecto mas que introduz uma variante em relação à definição desta modalidade descrita no Regulamento da ESTC. O texto é, ao mesmo tempo, o objecto original e o ensaio que justificaria a criação do objecto. O texto, precedido de um enquadramento, consta duma introdução em quatro breves partes (orações), e dum núcleo escrito em forma de diário, com a data assinalada antes de cada fragmento. A frequência de escrita é inconstante e não obedece a motivos justificáveis. No fim do texto, aproximadamente nas três últimas páginas, a referência à data desaparece, numa possível prolongação infinita da sucessão dos fragmentos. O amor é o tema central do texto, sendo que, este amor é sumamente abrangente e, no entanto, único. Defendo que o amor é a exclusiva possibilidade do acto. Só o amor age. Mas o amor não é abstracto. Amor é o excesso que lança o eu para o tu e que exige o acto de ambos. Uma dança. Entendo por acto toda acção impossível que pretende conhecer o desconhecido e simultaneamente mostrá-lo. O desconhecido é o que permanece não dito, sem palavras, e que pugna por ser pronunciado. Porém, não é o informe que espera ser enunciado para tornar-se inteligível senão o que acontece sempre no instante, pois o desconhecido carece de precedente e é (quase) simultâneo ao acto de ser dito. Equiparo desconhecido a verdade. Ela só pode ser viva na sua própria e constante destruição. E tu e eu somos os únicos agentes dessa verdade.
RESUMEN - Un espacio de desmembramiento es el objeto que presento como trabajo proyecto para finalizar el Máster en Teatro de Movimiento en la ESTC (iniciado en Febrero del 2011 y con entrega del trabajo proyecto en Abril del 2013). Un espacio de desmembramiento es un texto inserido en la modalidad de trabajo proyecto mas que introduce una variante en relación a la definición especificada en el Reglamento de la ESTC. El texto es, al mismo tiempo, el objeto original y el ensayo que justificaría la creación del objeto. El texto, precedido de un encuadramiento, consta de una introducción en cuatro breves partes (oraciones), y de un núcleo escrito en forma de diario, con fecha indicada antes de cada fragmento. La frecuencia de escrita es inconstante y no responde a motivos justificables. Hacia el final del texto, aproximadamente en las tres últimas páginas, la referencia a la fecha desaparece, en una posible prolongación infinita de sucesión de fragmentos. El amor es el tema central del texto, siendo que, este amor abarca en demasía y, sin embargo, es absolutamente singular. Defiendo el amor como única posibilidad de acto. Sólo el amor actúa. Este amor no es abstracto. Amor es el exceso que lanza el yo en el tú y exige el acto de ambos. Una danza. Entiendo por acto cualquier acción imposible que busca conocer lo desconocido para, simultáneamente, mostrarlo. Desconocido es lo que permanece sin ser dicho, sin palabras, y pugna por ser pronunciado. Sin embargo, no me refiero a lo informe que espera ser enunciado para mostrarse inteligible, ya que lo desconocido no tiene precedente, ocurre siempre en el instante, y es (casi) simultáneo al acto de decirlo. Equiparo desconocido a verdad. Ella sólo puede ser viva en su propia y constante destrucción. Tú y yo somos los únicos agentes de esa verdad.

Description

Trabalho de projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em teatro - especialização em artes performativas, movimento

Keywords

Amor Deus Desconhecido Dios Desconocido

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema