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Estratégias de impression management nas divulgações sobre os impactos da guerra na Ucrânia: uma análise às entidades cotadas europeias

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fábio
dc.contributor.advisorSantos, Paula
dc.contributor.authorRabaço, Tiago Ferreira
dc.date.accessioned2024-07-24T11:12:13Z
dc.date.available2024-07-24T11:12:13Z
dc.date.issued2024-02
dc.descriptionMestrado em Contabilidadept_PT
dc.description.abstractAs entidades europeias estão a sofrer as consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia. A divulgação desse acontecimento no relato anual das entidades pode ser efetuada de várias formas e, consequentemente, pode haver a tentativa de ofuscar este acontecimento ou dar ênfase a notícias positivas, através da utilização de estratégias de impression management (IM). Esta dissertação pretendeu analisar a utilização de estratégias de IM no âmbito da divulgação da guerra na Ucrânia, nomeadamente a manipulação da legibilidade e a manipulação temática, tendo por base, nesse último caso, a análise quer do tom, quer do sentimento da mensagem. Os dados foram obtidos a partir do relatório e contas do ano 2021 de 212 entidades cotadas no índice Euronext. Foi possível verificar que a maioria das entidades analisadas divulgaram o acontecimento em análise, sobretudo em componentes de divulgação voluntária. Não obstante, cerca de um terço não fazem referência ao evento. A informação apresenta níveis reduzidos de legibilidade. A utilização da estratégia de manipulação temática, por seu turno, foi apenas parcialmente verificada, na medida em que, embora prevalecendo o tom neutro das mensagens, os sentimentos expressam alguma incerteza combinada, no entanto, com a demonstração de que estão imunes aos impactos da guerra. Diferenças em função do país e setor de atividade das entidades foram pontualmente identificados. O estudo contribui para a literatura sobre o IM ao analisar uma temática pouco explorada em estudos dessa área, identificando ainda o país e o setor de atividade das entidades como fatores de análise potencialmente relevantes.pt_PT
dc.description.abstractEuropean entities are suffering the economic and social consequences of the war in Ukraine. The disclosure of this event in the entities' annual report can be carried out in various ways and, consequently, there may be an attempt to obfuscate this event or emphasize positive news, using impression management (IM) strategies. This master thesis aims to assess the use of IM strategies in the context of publicizing the war in Ukraine, namely the manipulation of readability and thematic manipulation, based, in the latter case, on the analysis of both the tone and the feeling of the message. The data was obtained from the 2021 report and accounts of 212 entities listed on the Euronext index. It was possible to verify that most entities disclosed the event assessment, mainly in voluntary disclosure components. However, one-third of those entities did not mention this event. The information presents reduced readability. In turn, the use of the thematic manipulation strategy was only partially verified, in that, although the neutral tone of the messages prevailed, the feelings expressed some uncertainty combined, however, with the demonstration that they are immune to the impacts of war. Differences depending on the country and sector of activity of the entities were occasionally identified. The study contributes to the literature on IM by assessing a theme that is still little explored in studies in this area, also identifying the country and the sector of activity of the entities as potentially relevant analysis factors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRabaço, T. F. (2024) Estratégias de impression management nas divulgações sobre os impactos da guerra na Ucrânia: Uma análise às entidades cotadas europeias. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17587pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17587
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDivulgaçõespt_PT
dc.subjectGuerra na Ucrâniapt_PT
dc.subjectImpression managementpt_PT
dc.subjectManipulação da legibilidadept_PT
dc.subjectManipulação temáticapt_PT
dc.subjectDisclosurept_PT
dc.subjectWar in Ukrainept_PT
dc.subjectReadability manipulationpt_PT
dc.subjectThematic manipulationpt_PT
dc.titleEstratégias de impression management nas divulgações sobre os impactos da guerra na Ucrânia: uma análise às entidades cotadas europeiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
oaire.citation.titleDissertações de mestradopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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