Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A interação pai-filho/a: uma dança intrincada entre pais e bebés

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Embora a investigação no campo da vinculação se tenha debruçado principalmente sobre o estudo das interações em díades mãe-bebé, a relação pai-bebé é igualmente crucial para o desenvolvimento socioemocional da criança. A investigação indica que os pais podem ser figuras de vinculação seguras e sensíveis nos cuidados às crianças e na satisfação das suas necessidades emocionais. No entanto, poucos estudos têm procurado caracterizar a perceção paterna sobre o impacto e importância do seu envolvimento com o bebé. Por outro lado, existe evidência que apoia a participação em programas de intervenção para melhorar a qualidade das interações pai-bebé quando o envolvimento dos pais não é sensível. Baseados em estudos que sugerem que o contacto físico na interação paterna é preferencialmente estabelecido através do envolvimento em atividades de jogo/brincadeira com recurso ao toque, muitos programas de intervenção foram desenvolvidos no âmbito do dance-movement therapy. No entanto, são necessários mais estudos sobre a sua eficácia para a construção da relação entre pais e filhos. Neste estudo, pretendeu-se estudar a perceção paterna sobre a importância do seu envolvimento no desenvolvimento da criança e, por outro lado, avaliar o efeito de um programa de intervenção baseado na dança na qualidade da interação pai-bebé através de indicadores qualitativos e quantitativos. A amostra é composta por 9 díades pai-bebé. Os pais foram entrevistados a fim de aferir as suas perceções e vivências da paternidade. Posteriormente, as díades participaram num programa de intervenção baseado na dança – o GroovaRoo Dance -, durante um período de 3 meses, que incluía a participação em aulas de dança orientadas para a promoção da interação pais-bebé. O efeito da participação das díades foi avaliado através da observação em situação de jogo livre antes e depois da implementação do programa. A escala MINDS foi usada para cotar os dados da interação pais-bebé nos períodos pré- e pós-intervenção (resposta facial, resposta vocal, trocas afetivas, posicionamento e manipulação, diretividade, atividade lúdica e reciprocidade). No final do programa, foi conduzida uma nova entrevista tendo em vista aferir a perceção subjetiva dos pais relativamente ao impacto da participação no programa. Embora não se tenham encontrados diferenças quantitativas relativamente à qualidade do comportamento diádico antes e após a intervenção, os resultados qualitativos indicam que o programa teve impacto positivo no que diz respeito à promoção de tempo de qualidade entre pai e bebé. Sendo a qualidade do tempo de interação entre pai e bebé uma das dimensões de maior impacto para o estabelecimento de uma relação segura entre ambos, este resultado sugere que o programa GroovaRoo Dance tem elevado potencial para as Práticas em Intervenção Precoce.
Although research in the field of attachment has focused mainly on studying interactions in mother-baby dyads, the father-baby relationship is equally crucial for the child's socio-emotional development. Research indicates that fathers can be secure and sensitive attachment figures in caring for children and meeting their emotional needs. However, few studies have sought to characterize paternal perceptions of the impact and importance of their involvement with the baby. On the other hand, there is evidence that supports participation in intervention programs to improve the quality of father-infant interactions when parental involvement is not sensitive. Based on studies that suggest that physical contact in paternal interaction is preferably established through involvement in game activities using touch, many intervention programs have been developed within the scope of dance-movement therapy. However, more studies are needed on its effectiveness in building the relationship between parents and children. This study aimed to analyze paternal’s perception of the importance of their involvement in the child's development and, on the other hand, to evaluate the effect of an intervention program- based on dance- on the quality of father-baby interaction through qualitative and quantitative indicators. The sample consists of 9 father-infant dyads. Fathers were interviewed in order to assess their perceptions and experiences of fatherhood. Subsequently, the dyads participated in a dance-based intervention program – GroovaRoo Dance – over a period of 3 months, which included participation in dance classes aimed at promoting parent-baby interaction. The effect of the dyads' participation was evaluated through observation in free play situations before and after implementing the program. The MINDS scale was used to measure parent-baby interaction data in the pre- and post-intervention periods (facial response, vocal response, affective exchanges, positioning and manipulation, directiveness, playful activity and reciprocity). At the end of the program, a new interview was conducted to assess parents' subjective perception of the impact of participating in the program. Although no quantitative differences were found regarding the quality of dyadic behavior before and after the intervention, the qualitative results indicate that the program had a positive impact on promoting quality time between father and baby. Since quality of time interaction between father and baby is one of the dimensions with the greatest impact on establishing a safe relationship between them, this result suggests that the GroovaRoo Dance program has high potential for Early Intervention Practices.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce

Keywords

Interação pai-filho/a Perceções paternas Programa de intervenção baseado na dança Práticas em intervenção precoce Father-child interaction Paternal’s perceptions Dance-based intervention program Early intervention practices

Pedagogical Context

Citation

Pinheiro, M. C. S. (2023). A interação pai-filho/a: uma dança intrincada entre pais e bebés (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17118

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue