Repository logo
 
Publication

Educação (formação) de professores e alunos

dc.contributor.authorCarvalho, Carlos
dc.contributor.authorDuarte, José
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2012-02-28T15:53:46Z
dc.date.available2012-02-28T15:53:46Z
dc.date.issued2001-05
dc.description.abstractVários estudos centram-se no desenvolvimento profissional dos professores, nos seus percursos de formação e envolvimento em projectos de inovação, nomeadamente os que fazem recurso às TIC, aproveitando a sua versatilidade e potencial pedagógico. No âmbito do programa Nónio-Século XXI, vários professores têm desenvolvido um conjunto de experiências educativas em espaços diversificados como a sala de aula, os Clubes ou os Centros de Recursos. O registo destas experiências profissionais constitui um enorme potencial de material pedagógico e didáctico que, para além de valorizar o papel dos actores nesse processo, pode permitir uma reflexão sobre as práticas. No contexto do Projecto Àbolina (http://www.ese.ips.pt/abolina/index.html) temos vindo a disponibilizar um espaço com conteúdos em português, ‗memória viva‘ de algumas experiências significativas do quotidiano dos principais actores deste desafio colectivo que possam constituir fonte de ideias e recursos educativos para os professores, incentivando os processos de discussão e partilha de experiências. Assim, partindo de um relato de colegas da EB 2,3 de Aranguez — Setúbal que incide na formação de alunos monitores no Centro de Recursos, abrimos um Fórum subordinado a este tema, considerando que as dimensões da comunicação e da partilha/reflexão constituem etapas fundamentais no desenvolvimento profissional dos professores. Da polémica surgida daremos conta na comunicação, discutindo as concepções pedagógicas a este projecto de formação de alunos monitores, na sua relação com o desenvolvimento de competências gerais/transversais nos alunos, nomeadamente com a partilha de responsabilidades e o desenvolvimento da autonomia.por
dc.identifier.citationCarvalho, C., Duarte, J., & Rodrigues, M. (2001). Educação (formação) de professores e alunos. In P. Dias e C. Freitas (Eds.), Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 829-838). Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho. ISBN 972-98456-1-1por
dc.identifier.isbn972-98456-1-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1169
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCentro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minhopor
dc.titleEducação (formação) de professores e alunospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.titleII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educaçãopor
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação (formação) de_professores e alunos.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format