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Do texto literário de género não dramático ao texto da cena
dc.contributor.advisor | Antunes, David | |
dc.contributor.author | Mesquita, Maria João Miguel Ramalho | |
dc.date.accessioned | 2011-10-04T11:02:15Z | |
dc.date.available | 2011-10-04T11:02:15Z | |
dc.date.issued | 2010-03-01 | |
dc.description | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em encenação | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objectivo fazer uma reflexão sobre o processo de adaptação de um texto literário de género não dramático ao texto levado à cena, ou seja, à escrita cénica de um encenador. Ao longo das próximas páginas, irei abordar as diferenças existentes no processo de recepção de um objecto literário e de um objecto assistido: o espectáculo de teatro. Aqui irei dissecar o papel do leitor e do espectador, salientando o trabalho que o encenador tem de efectuar durante a adaptação (fazendo referência aos elementos cénicos que compõem a cena teatral) e a sua relação com o autor. Irei também percorrer a história da encenação desde o seu aparecimento, no final do século XIX com André Antoine, tratando, posteriormente, da evolução da relação do encenador com o autor / texto. Para finalizar, revelarei as motivações e cuidados que três criadores portugueses, João Brites (do Grupo de Teatro O Bando), Miguel Seabra e Natália Luíza (ambos do Teatro Meridional) têm com adaptações de textos literários de género não dramático para cena. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The main goal of this dissertation is to reflect on the adaptation process of non-dramatic literary texts for the theatre. In other words, I aim at studying the theatrical writing of a director. I will compare the reception of a literary object and that of an attended object: the theatre show. I will discuss the roles of the reader and the spectator, focusing on the work of the director in the adaptation process (considering the stage elements that compose the theatrical scene) as well as his relationship with the author. I will also review the stage directing history from its beginning, by the end of the 19th Century with André Antoine, and will discuss the evolution of the relationship between director and author or text. In the last part of this dissertation, I will describe the motivations and criteria of three Portuguese artists – João Brites ( O Bando Company), Miguel Seabra and Natália Luíza (Teatro Meridional Company) – in the process of bringing to stage non-dramatic literary texts. | |
dc.identifier.tid | 201011700 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/153 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Encenação | por |
dc.subject | Autor | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Stage directing | |
dc.subject | Author | |
dc.subject | Adaptation | |
dc.subject | Reflection | |
dc.subject | Motivation | |
dc.title | Do texto literário de género não dramático ao texto da cena | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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