Repository logo
 
Publication

Gucci hallucination: de que forma a utilização de arte nesta campanha contribui para o brand love da Gucci?

dc.contributor.advisorMedeiros, Carlapt_PT
dc.contributor.authorLoja, Saskia
dc.date.accessioned2020-04-24T14:24:20Z
dc.date.available2020-04-24T14:24:20Z
dc.date.issued2019-10-29
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractA controvérsia do luxo e os seus desafios tecnológicos e sócio-culturais, colocam-no num eixo relacional particular com a geração Millennial. Nesta conjuntura, a Gucci tem-se destacado desde que Michele assumiu a direcção criativa da marca. Desde 2016 que a Gucci tem colaborado com diversos artistas plásticos, incluindo Ignasi Monreal. Foi para a colecção SS18 que Monreal idealizou uma série publicitária multiplataforma que faz um apelo intericonicitário a grandes obras clássicas e obteve resultados muito positivos. Esta investigação pretende analisar a ligação entre a utilização de arte na publicidade da Gucci e os sentimentos de Brand Love do público Millennial em relação à marca. Para alcançar este objectivo, a investigação iniciou-se com a construção de um quadro teórico de referência no primeiro capítulo; a definição dos métodos qualitativo e quantitativo no segundo capítulo; a análise semiótica das imagens seleccionadas no terceiro capítulo; a análise dos dados recolhidos através de um inquérito por questionário no quarto capítulo; e termina com a discussão dos resultados e as conclusões no quinto e sexto capítulo, respectivamente. Concluiu-se que, através da intericonicidade, os valores representados pelas obras clássicas são transportados para as peças publicitárias, potenciando o efeito Veblen; a utilização de arte na comunicação da Gucci a aproxima dos Millennials, e que o uso de intericonicidade nesta campanha é coerente com a nova estética criada de Michele.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The luxury controversy and its technological and socio-cultural challenges place it on a particular relational axis with the Millennial generation. In this conjuncture, Gucci has stood out since Michele took over the creative direction of the brand. Since 2016, Gucci has collaborated with a number of fine artists, including Ignasi Monreal. It was for the SS18 collection that Monreal devised a multiplatform advertising series that makes an intericonic appeal to great classical works and achieved very positive results. This research aims to analyse the link between the use of art in Gucci advertising and Millennial's feelings of Brand Love towards the brand. To achieve this goal, the research began with the construction of a theoretical framework of reference in the first chapter; the definition of qualitative and quantitative methods in the second chapter; the semiotic analysis of the images selected in the third chapter; analysis of data collected through a questionnaire survey in the fourth chapter; and ends with the discussion of the findings and conclusions in the fifth and sixth chapter, respectively. It was concluded that, through intericonicity, the values represented by the classic artworks are transported to the advertising pieces, enhancing the Veblen effect; Gucci's use of art in communication brings it closer to the Millennials, and that the use of intericonicity in this campaign is consistent with Michele's newly created aesthetic.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLoja, S. (2019). Gucci Hallucination: de que forma a utilização de arte nesta campanha contribui para o brand love da Gucci? (Dissertação de mestrado em Publicidade e Marketing não publicada, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11518 [Acedido em abril 24, 2020].pt_PT
dc.identifier.tid202338177pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11518
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectArte e publicidadept_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectGuccipt_PT
dc.subjectIntericonicidadept_PT
dc.subjectBrand Loveen
dc.subjectArt and advertisingen
dc.subjectLuxuryen
dc.titleGucci hallucination: de que forma a utilização de arte nesta campanha contribui para o brand love da Gucci?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleGucci Hallucination: de que forma a utilização de arte nesta campanha contribui para o brand love da Gucci?pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Saskia_Gucci_Final.pdf
Size:
24.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: