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Foi a partir do sĆ©culo XVII que as mulheres passaram a fazer parte das actuaƧƵes teatrais na Inglaterra a na FranƧa. Na Inglaterra, os papĆ©is femininos eram antes representados por jovens actores aprendizes. Na FranƧa, uma das actrizes que havia sido integrante da Companhia de MoliĆØre, Therese du Parc, conhecida depois como La Champmesle, passou a fazer parte do elenco especializado de Racine e foi a primeira actriz a interpretar o papel de Fedra, da obra homónima de Racine, tornando-se uma das principais actrizes da CommĆ©die FranƧaise. Em Portugal, embora se infira dos documentos que pode ter havido mulheres a representar as peƧas de Gil Vicente (1465?-1536?), incluindo, provavelmente, a sua filha Paula Vicente, a verdade Ć© que só temos conhecimento de actrizes portuguesas, isto Ć©, actrizes nĆ£o amadoras (em teatros particulares), a partir do sĆ©culo XVIII. PorĆ©m, desde o sĆ©culo anterior, existiram tambĆ©m relevantes dramaturgas, sobretudo nos conventos, perĆodo marcado pela influĆŖncia directa do popular teatro espanhol Ā«de capa e espadaĀ». Falar ou escrever sobre temas religiosos era, em virtude do acompanhamento e tutoria religiosos dos conventos, uma forma mais āseguraā de expressĆ£o.
Os casos mais notórios de freiras que escreveram teatro nessa altura em Portugal, em castelhano, a lĆngua da cultura da PenĆnsula, sob influĆŖncia dos grandes poetas espanhóis GĆ“ngora e Calderón, foram Sóror Maria do CĆ©u e Soror Violante do CĆ©u. Analisa-se um dos mais relevantes exemplos de dramaturgia europeia centrada no arquĆ©tipo da Virgem Guerreira e insubmissa: LāAnnonce Faite Ć Marie, de Paul Claudel (FranƧa, 1868-1955).
Description
Este artigo foi criado na sequĆŖncia de uma sessĆ£o realizada na Casa das Dominicanas, em FĆ”tima, do IX Colóquio Internacional Ā«DISCURSOS E PRĆTICAS ALQUĆMICASĀ»,
āO CĆ©u e a Terraā, Benedita - 29-30 de Maio de 2010. Foi publicado na revista do ISTA (Instituto SĆ£o TomĆ”s de
Aquino), nº 21, Ano XIII. Lisboa. pp. 195-208. O evento teve lugar no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, e foram promotores o Instituto de S. TomÔs de Aquino; o TRIPLOV; Barafunda, AJCSS; e CEPSE - Cooperativa de Estudos e Intervenção em Projectos Socioeconómicos.(José Augusto Mourão, Estela Guedes, Isabel Rufino).
Keywords
Mulher Teatro Religião Virgindade FÔtima Irmãs Dominicanas Portugal Claudel Freiras Barroco