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Abstract(s)
ABSTRACT - Introduction: Cerebral Palsy (CP) is the most common physical disability in childhood, characterized by motor dysfunction, which includes alterations in postural control and in other domains, such as function and participation. The purpose of this study is to present a systematic review of interventions that target postural control and report the influence of such interventions in function and participation outcomes for children with CP. Method: A journal database search was conducted – PubMed, PEDro, SciELO, Scopus and Web of Science and ERIC –, using the terms “cerebral palsy”, “postural control”, “function” and “participation”. Inclusion criteria were: studies 1) from 2010-2020, 2) where participants were children with CP, 3) of level 2-4 of Oxford Evidence, 4) that reported the effectiveness of Physical Therapy interventions, 5) full final versions, 6) in English or Portuguese. Results: 888 studies were screened and sixteen met the inclusion criteria. Eight types of interventions were identified in those studies, namely gait training, hippotherapy, balance training, assistive devices, stochastic vibration, environmental changes, perceptual-motor intervention, and NDT. Different instruments were identified in the studies for postural control and function. Discussion and Conclusion: Management of postural control dysfunction, with a view to function, may include the use of balance training using the Biodex® Balance System, backward gait training, and the use of postural insoles for children with CP levels I-II of the GMFCS. For GMFCS levels III-V, interventions such as perceptual-motor therapy and hippotherapy simulator show promise. As for the management of postural control dysfunction, with a view to function and participation or just participation, it is not possible to suggest any intervention based on present results.
RESUMO - Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é a incapacidade física mais comum na infância, caracterizada pela disfunção motora, que inclui alterações no controlo postural, assim como em outros domínios, como a função e a participação. O propósito do estudo é apresentar uma revisão sistemática de intervenções relacionadas com o controlo postural e reportar a influência das mesmas na função e participação de crianças com PC. Método: Foi realizada uma pesquisa em bases de dados – PubMed, PEDro, SciELO, Scopus e Web of Science e ERIC – utilizando os termos “paralisia cerebral”, “controlo postural”, “função” e “participação”. Os critérios de inclusão foram: estudos 1) entre 2010-2020, 2) onde os participantes fossem crianças com PC, 3) de evidência de Oxford nível 2-4, 4) que reportam a eficácia da intervenção em fisioterapia, 5) versões finais e completas, 6) em inglês ou português. Resultados: Foram encontrados 888 estudos, 16 dos quais cumprem os critérios de inclusão. Oito tipos de intervenção foram identificadas: treino de marcha, hipoterapia, treino de equilíbrio, produtos de apoio, vibração “stochstic”, alterações ambientais, intervenção perceptual e motora e NDT. Vários instrumentos de controlo postural e função foram identificados nos estudos. Discussão e Conclusão: O tratamento da disfunção de controlo postural, com vista à função, pode incluir treino de equilíbrio com o Biodex® Balance System, treino de marcha posterior, e a utilização de palmilhas para crianças com PC nível II da GMFCS. Para os níveis III-V, intervenções como intervenção perceptual e motora e hipoterapia com recurso a um simulador parecem apresentar potencial. No que diz respeito ao tratamento da disfunção de controlo postural, com vista à função e participação ou só participação, não é possível fazer nenhuma sugestão baseada nos resultados do presente estudo.
RESUMO - Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é a incapacidade física mais comum na infância, caracterizada pela disfunção motora, que inclui alterações no controlo postural, assim como em outros domínios, como a função e a participação. O propósito do estudo é apresentar uma revisão sistemática de intervenções relacionadas com o controlo postural e reportar a influência das mesmas na função e participação de crianças com PC. Método: Foi realizada uma pesquisa em bases de dados – PubMed, PEDro, SciELO, Scopus e Web of Science e ERIC – utilizando os termos “paralisia cerebral”, “controlo postural”, “função” e “participação”. Os critérios de inclusão foram: estudos 1) entre 2010-2020, 2) onde os participantes fossem crianças com PC, 3) de evidência de Oxford nível 2-4, 4) que reportam a eficácia da intervenção em fisioterapia, 5) versões finais e completas, 6) em inglês ou português. Resultados: Foram encontrados 888 estudos, 16 dos quais cumprem os critérios de inclusão. Oito tipos de intervenção foram identificadas: treino de marcha, hipoterapia, treino de equilíbrio, produtos de apoio, vibração “stochstic”, alterações ambientais, intervenção perceptual e motora e NDT. Vários instrumentos de controlo postural e função foram identificados nos estudos. Discussão e Conclusão: O tratamento da disfunção de controlo postural, com vista à função, pode incluir treino de equilíbrio com o Biodex® Balance System, treino de marcha posterior, e a utilização de palmilhas para crianças com PC nível II da GMFCS. Para os níveis III-V, intervenções como intervenção perceptual e motora e hipoterapia com recurso a um simulador parecem apresentar potencial. No que diz respeito ao tratamento da disfunção de controlo postural, com vista à função e participação ou só participação, não é possível fazer nenhuma sugestão baseada nos resultados do presente estudo.
Description
Mestrado em Fisioterapia. - Área de especialização: Fisioterapia Neurológica.
Keywords
Physiotherapy Rehabilitation Cerebral palsy Postural control Function Participation Fisioterapia Medicina de reabilitação Paralisia cerebral Controlo postural Função Participação
Citation
Deus FM. Do physical therapy interventions thar target postural control influence function and participation outcomes in children with cerebral palsy? A systematic review [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2020.
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa