Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Pedro Costa e o cinema negroPublication . Morais-Alexandre, PauloProcura-se estabelecer um ponto de partida para uma análise muito específica da obra do realizador Pedro Costa, no âmbito de um cinema em queas minorias e os oprimidos, nomeadamente os negros, são eixos fulcrais, e onde é claramente trabalhado o nível da estética, mas inequivocamente com claros valores próprios.
- Porquê e para quê: Rhinocervs - cinema, dança, música, teatroPublication . Vaz, João; Xavier, Madalena; Cordeiro, Marta; Mendes, Marta; Morais-Alexandre, PauloA revista científica RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro é uma publicação científica do Politécnico de Lisboa e das suas Escolas das Artes: Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema. Pretende ser um fórum para todos quantos queiram publicar e divulgar as suas investigações, percorrendo as temáticas da performance, composição, criação, design de cena, escrita dramática e cinematográfica, dos pontos de vista estético, histórico, filosófico, técnico, pedagógico-didático ou reflexivo, bem como as diferentes relações entre as formas artísticas e as artes intermediais.
- Entre Pedro Costa e Roland Barthes: uma visão estética, mas não só, do cinemaPublication . Morais Alexandre, Paulo JorgeO presente estudo propõe o cruzamento das propostas fílmicas de Pedro Costa, um realizador que se considera fulcral para a compreensão do contemporâneo Cinema Português, com os postulados no texto de Roland Barthes – “As doenças do trajo de cena” que, apesar de se considerar profundamente datado, não obstante, continua a merecer ser lido e mesmo criticado, até porque para muitos investigadores ainda não perdeu ainda a atualidade, podendo servir de referência para, não só a análise, mas também para a produção de figurinos para o Teatro, mas também para Dança e até Cinema, sendo, no caso em apreço, mais do que justificada a abordagem.