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Morais Alexandre, Paulo Jorge

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  • Franz-Paul de Almeida Langhans: o "cenógrafo" heraldista do Estado Novo
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Este trabalho faz o levantamento, registo e análise da importante intervenção do armista Franz- Paul de Almeida Langhans, que se considera o responsável pelo que de mais relevante se produziu em termos de Heráldica no tempo do Estado Novo, não obstante jamais se ter interessado particularmente pelas áreas da heráldica de família, municipal em Portugal Continental ou eclesiástica. Essa produção deu-se sobretudo no terceiro quartel do século XX em Portugal, no âmbito da estruturação visual - a imagem, até cenográfica - o espetáculo, daquilo que se designou como Estado Corporativo. Este heraldista teve atividade muito significativa em diversas áreas da Heráldica, como a heráldica corporativa civil, a heráldica das Forças Armadas Portuguesas, a heráldica de domínio ultramarino e também nacional. É ainda feita uma crítica à obra que produziu, quer em termos de ciência heráldica, quer em termos estéticos, esta já no âmbito da História da Arte. Por fim, apresenta-se sumariamente a sua atividade como autor, nomeadamente como investigador e teórico da área Armaria.
  • O espaço modelado: exposição de fotografia
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Catálogo da exposição de fotografia patente no Espaço Almeida Garrett, de 24 de fevereiro a 4 de abril de 2025
  • A construção heráldica dos paraquedistas na força aérea portuguesa
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Historia-se a primeira simbologia heráldica regulamentada dos paraquedistas na Força Aérea Portuguesa, derivada da publicação do RFA 120-1 - Regulamento de Heráldica da Força Aérea e que levou à ordenação de um conjunto de brasões-de-armas cumprindo as regras heráldicas e promulgados pelo Chefe do Estado-Maior deste ramo das Forças Armadas.
  • Entre Pedro Costa e Roland Barthes: uma visão estética, mas não só, do cinema
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    O presente estudo propõe o cruzamento das propostas fílmicas de Pedro Costa, um realizador que se considera fulcral para a compreensão do contemporâneo Cinema Português, com os postulados no texto de Roland Barthes – “As doenças do trajo de cena” que, apesar de se considerar profundamente datado, não obstante, continua a merecer ser lido e mesmo criticado, até porque para muitos investigadores ainda não perdeu ainda a atualidade, podendo servir de referência para, não só a análise, mas também para a produção de figurinos para o Teatro, mas também para Dança e até Cinema, sendo, no caso em apreço, mais do que justificada a abordagem.