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- Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricosPublication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana TeresaA sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e dos media sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica - uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos nos media sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) que os seniores mais visitam e interagem e, descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de cariz exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco Focus Group (FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fractura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis activos na Península Ibérica, destacando se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que se prende com os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.
- Cartografia do ódio em rede: análise da Liga de futebol profissional em PortugalPublication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Di Fátima, BrancoA presente investigação tem como principal objetivo analisar as narrativas de ódio de tipo racista que são proferidas nos social media dos clubes da Liga Portuguesa de futebol profissional, na temporada de 2020/2021. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, organizada em três momentos sequenciais: extração de dados do Facebook, o tratamento e a análise de conteúdo. Os dados postos em evidência mostram, essencialmente, a presença de manifestações discursivas racistas de cariz impulsivo, instrumental e, por vezes, regionalista. Em sentido oposto, monitorizou-se um conjunto de comentários de repúdio face às expressões de racismo e um apelo ou mesmo incitação à atuação dos clubes de futebol e dos seus órgãos para travar tais manifestações de racismo.
- Hate speech on social media: behaviour of Portuguese football fans on FacebookPublication . Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Antunes, Ana CristinaThis article examines how Facebook is shaping the nature of hate speech. The observation field is the Facebook pages of the 18 Portuguese football clubs of the Portuguese League – the main professional competition in the country. Data extraction was performed automatically via Facebook Graph API in the first three months of the 2020/2021 season. The analysed dataset has 5,192 publications and 276,231 fan comments, which regis-tered over 5 million reactions (like, haha, love, sad, wow, etc.). The findings reveal that the volume of hate speech material on Facebook pages has a low incidence. In any case, the most significant comments are racists, xenophobes, and regional antagonisms. These cases are also the ones that have attracted the most reactions from fans.