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- Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialPublication . Silva, Maria João; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Simões, Helena; Ferreira, SílviaEm Educação em Ciências e em Educação Ambiental, as estratégias centradas no/a estudante e no ambiente são fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e de competências para a sustentabilidade. São exemplos das referidas estratégias a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Situada, a Aprendizagem Baseada no Local, as Aprendizagens Autênticas e as Aprendizagens Experienciais e pela Descoberta. Em todas estas estratégias as tecnologias digitais têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante, nomeadamente no que se refere à aquisição de dados, ao tratamento e visualização dos mesmos, bem como à sua partilha social. Neste capítulo, equacionam-se as seguintes questões: que estratégias e atividades em Educação em Ciências e Educação Ambiental podem ser implementadas em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido? Poderão as atividades desenvolvidas nesse contexto contribuir para melhorar as atividades presenciais de Educação em Ciências e Educação Ambiental? Para responder a estas questões, apresentam-se diversas atividades, realizadas em tempos de restrições ao ensino presencial devido à pandemia COVID-19, no contexto de formação para a docência e para a educação ambiental, em três Escolas Superiores de Educação. Estão incluídas atividades de ciência cidadã, com trabalho de campo para exploração e valorização do ambiente, visitas virtuais e atividades de educação para o desenvolvimento sustentável, baseadas na estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). A apresentação das referidas atividades identifica as estratégias utilizadas, as tarefas realizadas, os recursos mobilizados, incluindo as tecnologias digitais, e os resultados de aprendizagem. Discute-se, ainda, a potencial contribuição da criação e concretização destas atividades em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido para o enriquecimento da formação presencial.
- Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores/as de matemática e ciências naturais no 2.º cicloPublication . Branco, Neusa; Rodrigues, Margarida; Maurício, Paulo; Carvalho, Renata; Colaço, Susana; Cavadas, BentoOs anos letivos de 2019-20 e 2020-21 foram marcados, nas escolas dos ensinos básico e secundário e, nas instituições de ensino superior, por períodos de Ensino Remoto causados pela Pandemia COVID-19. As escolas do ensino básico e as instituições de ensino superior que colaboraram no processo de Formação Inicial de Professores/as, tiveram de adotar estratégias diversificadas para adaptar os estágios dos/as futuros/as professores/as e educadores/as ao contexto de Ensino Remoto de Emergência. Este capítulo descreve e analisa as experiências de formação proporcionadas pela Escola Superior de Educação de Santarém e pela Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que decorreram em momentos de Ensino Remoto de Emergência. As duas instituições apresentam e discutem os contextos de PES em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB em que quatro estudantes de cada uma das Escolas Superiores de Educação, organizados/as em pares, realizaram a sua prática no contexto de Ensino Remoto de Emergência. Os dados foram recolhidos a partir dos dossiês ou portefólios de estágio que integram as reflexões escritas pelos/as Estagiários/as sobre a sua prática, entrevistas realizadas a estes/as e aos/às Professores/as Cooperantes que acompanharam os estágios e notas de campo dos/as Professores/as Supervisores/as da respetiva Instituição de Ensino Superior. A análise dos dados incide sobre a experiência de Ensino Remoto de Emergência dos/as estagiários/as, com foco nas estratégias de ensino concretizadas em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e nos recursos educativos usados pelos/as futuros/as Professores/as para promover a aprendizagem dos alunos nestas duas disciplinas. São discutidos os principais aspetos da Formação Inicial que foram mobilizados pelos/as estudantes no contexto de Ensino Remoto de Emergência e apresentam-se novas abordagens que podem ser integradas na formação de futuros/as professores/as, na sequência das experiências de formação que decorreram deste contexto particular.