Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- As conceções de professores em formação sobre o ensino de História do Presente em Portugal e a sua relação com a formação para a cidadaniaPublication . Díaz Zúñiga, Francisca Carolina; Barroso Hortas, Maria João; Gomes Dias, AlfredoNo presente artigo pretende-se analisar e refletir sobre as conceções dos estudantes da formação inicial em relação à História do Presente em Portugal e ao seu ensino. Em primeiro lugar, os alunos são confrontados com a compreensão do conceito de História do Presente. Em segundo lugar, reflete-se sobre a periodização que adotam para referir-se ao processo histórico, identificando os factos e acontecimentos que consideram fazer parte do História do Presente. Em terceiro lugar, exploram-se as conceções sobre o ensino da História do Presente e a forma como esta permite o desenvolvimento de competências que capacitem o estudante para compreender as dinâmicas do Portugal de hoje. Trata-se de uma investigação qualitativa que se insere no campo da Didática das Ciências Sociais na linha da formação inicial de professores e da formação cidadã. A amostra é composta por vinte e um estudantes a frequentar o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na recolha de dados recorremos à aplicação de um inquérito por questionário, à realização de um grupo focal e foi ainda realizada análise documental. Os principais resultados indicam que os estudantes consideram que a sua formação académica e as experiências pessoais são estruturantes nas conceções que possuem sobre o processo histórico do presente. Os estudantes reconhecem, ainda, que a análise e compreensão das complexidades atuais do país são fundamentais na construção de uma cidadania crítica e democrática.