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  • A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    A internet tem alterado progressivamente o modo como as empresas funcionam e atuam no mercado. Fenómenos como o comércio eletrónico, a publicidade online e as redes sociais têm gerado mudanças acentuadas nas marcas, nos consumidores e nas relações que estabelecem entre si. Durante décadas, os cursos superiores de marketing e de comunicação, prepararam os alunos para um modelo de empresa tradicional, através de modelos conceptuais clássicos. Porém, o rápido avanço dos canais digitais introduziu neste sistema um fator crítico: estarão os atuais curricula das licenciaturas em marketing e comunicação adequados aos cenários digitais? Estarão as unidades curriculares a preparar os futuros profissionais para dimensão digital nas quais interagem marcas e consumidores? Mais do que responder de forma definitiva a estas perguntas, este estudo procura aprofundar a temática através da análise de conteúdo de um conjunto de curricula de licenciaturas em marketing e comunicação em Portugal. Em concreto é analisada uma amostra de planos de estudos e saídas profissionais de diversas instituições de ensino superior, procurando identificar a presença de conteúdos relacionados com o marketing digital e a comunicação na web. Com base nos resultados obtidos são sugeridas algumas investigações e medidas relacionadas com a adequação dos curricula académicos aos desafios digitais.
  • O ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais
    Publication . Ribeiro Cardoso, Paulo; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    As últimas décadas foram marcadas por um desenvolvimento acelerado da internet e de tudo que ela abrange. As empresas mudaram ao nível da gestão de processos, da comercialização de produtos e serviços, da comunicação e da relação com o consumidor. Os consumidores adquiriram novos hábitos de consumo de media, ampliaram a possibilidade de partilhar a sua opinião sobre as marcas e, acima de tudo, ganharam poder de tomar decisões mais informadas. E as instituições de ensino superior? Têm acompanhado esta revolução do conhecimento e da comunicação, dando aos seus alunos competências que lhes permitam responder aos desafios do digital? Estarão os futuros profissionais de marketing e comunicação estratégica estão a ser preparados para esta realidade? Este estudo aborda o modo como os cursos superiores destas áreas estão a preparar os seus alunos para um mercado empresarial em constante mudança. A componente empírica deste trabalho tem uma abordagem qualitativa, envolvendo um conjunto de entrevistas a professores e profissionais, e uma análise de conteúdo das respetivas respostas. O resultado final permite fazer um mapa atualizado sobre esta temática e, ao mesmo tempo, identificar estratégias que permitam delinear uma melhor formação superior nestas áreas.