Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • O ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais
    Publication . Ribeiro Cardoso, Paulo; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    As últimas décadas foram marcadas por um desenvolvimento acelerado da internet e de tudo que ela abrange. As empresas mudaram ao nível da gestão de processos, da comercialização de produtos e serviços, da comunicação e da relação com o consumidor. Os consumidores adquiriram novos hábitos de consumo de media, ampliaram a possibilidade de partilhar a sua opinião sobre as marcas e, acima de tudo, ganharam poder de tomar decisões mais informadas. E as instituições de ensino superior? Têm acompanhado esta revolução do conhecimento e da comunicação, dando aos seus alunos competências que lhes permitam responder aos desafios do digital? Estarão os futuros profissionais de marketing e comunicação estratégica estão a ser preparados para esta realidade? Este estudo aborda o modo como os cursos superiores destas áreas estão a preparar os seus alunos para um mercado empresarial em constante mudança. A componente empírica deste trabalho tem uma abordagem qualitativa, envolvendo um conjunto de entrevistas a professores e profissionais, e uma análise de conteúdo das respetivas respostas. O resultado final permite fazer um mapa atualizado sobre esta temática e, ao mesmo tempo, identificar estratégias que permitam delinear uma melhor formação superior nestas áreas.