Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em PortugalPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioA internet tem alterado progressivamente o modo como as empresas funcionam e atuam no mercado. Fenómenos como o comércio eletrónico, a publicidade online e as redes sociais têm gerado mudanças acentuadas nas marcas, nos consumidores e nas relações que estabelecem entre si. Durante décadas, os cursos superiores de marketing e de comunicação, prepararam os alunos para um modelo de empresa tradicional, através de modelos conceptuais clássicos. Porém, o rápido avanço dos canais digitais introduziu neste sistema um fator crítico: estarão os atuais curricula das licenciaturas em marketing e comunicação adequados aos cenários digitais? Estarão as unidades curriculares a preparar os futuros profissionais para dimensão digital nas quais interagem marcas e consumidores? Mais do que responder de forma definitiva a estas perguntas, este estudo procura aprofundar a temática através da análise de conteúdo de um conjunto de curricula de licenciaturas em marketing e comunicação em Portugal. Em concreto é analisada uma amostra de planos de estudos e saídas profissionais de diversas instituições de ensino superior, procurando identificar a presença de conteúdos relacionados com o marketing digital e a comunicação na web. Com base nos resultados obtidos são sugeridas algumas investigações e medidas relacionadas com a adequação dos curricula académicos aos desafios digitais.