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- Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do 12º ano (2000-2005)Publication . Martinho, Carla; Jose Manuel MatosEsta investigação pretende caracterizar o desempenho dos alunos internos do 12º ano de 2000 a 2005. A diferenciação deste por regiões e por disciplina, a identificação de classes de escolas públicas de sucesso e sua diferenciação, bem como a comparação destas por distritos, constituíram os objectivos propostos para este trabalho. O estudo incluiu todos os registos dos alunos que nos anos em análise estiveram em condições de realizar exames nacionais, 1 768 233 registos. Para o efeito constitui-se uma base de dados capaz de incorporar informação relativa a cada registo e que permitiu a organização, sistematização e posteriormente a realização deste estudo. Alguns dos campos considerados foram as classificações interna e externa, o ano de realização da prova de exame, a disciplina dessa prova, a escola onde foi efectuada, o distrito correspondente, o subsistema de ensino, o tipo de curso, entre outros indicadores. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa aplicada de forma longitudinal, integrando a definição operacional de escola de sucesso e as variáveis: classificações interna final e em exame. As técnicas de análise aplicadas a nível nacional e regional pretendem atender à especificidade dos diversos contextos sociais e à heterogeneidade da realidade portuguesa. Independentemente da análise global ou da análise efectuada nas diferentes dimensões, as principais conclusões permitiram verificar que os alunos apresentaram melhores desempenhos nas avaliações efectuadas nas suas escolas do que nas avaliações externas. Estes apresentaram tendências estáveis ao longo dos seis anos, no binómio disciplina-região, no entanto diferentes entre si. Nas divergências de desempenho constatou-se influência dos distritos de onde são provenientes os alunos bem como da disciplina a que realizaram exame.
- Contribution of Learning Statistics at Secondary School to Students’ Results at UniversityPublication . Martinho, Carla; Fonseca, JaimeThis study concentrates on the analysis of responses to a questionnaire given to a sample of University Students in Portugal that concerns the teaching/learning of Statistics and Data Analysis. We first focus on the effectiveness of teaching Quantitative Methods at secondary level as regards increasing performance in the Introductory Statistical Course (ISC) at University level. The second question is related to the students’ feelings towards Mathematics and whether these feelings imply a difference in students’ performance on statistics. Even when results cannot be generalised, since the study is limited to our context, the data analysed suggest the need to rethink the goals of teaching statistics at secondary school level, at least in our context.