Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Avaliação do desempenho docente: percepções de professores sobre o modelo e os seus critérios
    Publication . Stoleroff, Alan; Santos, Patrícia
    No quadro da revisão do Estatuto da Carreira Docente (2007) implementou-se um sistema de avaliação individual dos professores do ensino público português com consequências visíveis para o trabalho e para a profissão de professor que, por sua vez, originou um período intenso de conflitos entre Governo, sindicatos e professores. Nesta comunicação apresentamos uma análise de perceções e formas de reação dos professores com respeito ao modelo e critérios de avaliação do desempenho introduzido e os seus efeitos na sua profissionalidade. Para tal recorremos a resultados parciais de um inquérito por questionário realizado a uma amostra de professores (N=1.872) dos ensinos pré-escolar, básico e secundário de Portugal continental. Verificamos predominantemente reações negativas da parte dos professores em relação ao modelo e aos seus critérios de avaliação, mas também encontramos reações que indicam atitudes diversas em relação às suas consequências. Um dos elementos-chave da análise é a diferenciação e convergência de sentidos que o modelo teve para os professores consoante a geração profissional a que pertencem.